Mestrado Acadêmico em Administração

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Acadêmica oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciado aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins.

O Mestrado Acadêmico tem como principal objetivo preparar o aluno para ingressar no Doutorado – seja na EBAPE ou em outra instituição de prestigio nacional ou internacional - ou no mercado de trabalho.

PERFIL, DURAÇÃO e COMPROMETIMENTO

O programa orgulha-se em adotar uma abordagem interdisciplinar. Portanto, são bem-vindos os alunos com graduação ou mestrado em administração ou em áreas afins, tais como economia, engenharia, computação, psicologia, neurociência, ciência política, sociologia, estatística e matemática aplicada, entre outras.

O Mestrado Acadêmico tem duração de 15 meses e o curso é em tempo integral. Espera-se, durante todo o período de duração do programa, a presença diária destes alunos na escola, participando de atividades de aula, pesquisa, seminários, e discussões, fortalecendo assim a cultura acadêmica do programa.

IDIOMA

O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

LINHAS DE PESQUISA

O Mestrado Acadêmico inclui quatro linhas de pesquisa:

a) Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão: Foco nos processos individuais de tomada de decisão;

b) Gestão e Organizações: Foco nos processos no nível organizacional;

c) Instituições, Políticas e Governo: Foco no nível institucional e no processo de formulação de políticas;

d) Finanças: Foco no apreçamento de ativos, finanças corporativas, bancos e tomada de decisões financeiras.

Cada aluno deve seguir uma das linhas e pode cursar, como eletivas, disciplinas obrigatórias das demais linhas, bem como da lista de disciplinas eletivas oferecidas.

O conhecimento conceitual obtido em cada uma das linhas pode ser utilizado nas áreas de Administração Pública e de Empresas. Da mesma forma, métodos qualitativos e quantitativos podem ser utilizados.

Processo Seletivo

CALENDÁRIO 2016/2017

O PROCESSO

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição. Para isso, deverá realizar seu cadastro no sistema online (disponível entre 04 de julho e 14 de outubro) e informar seus dados pessoais para geração do Boleto Bancário e Formulário de Inscrição. Após a conclusão do preenchimento do Formulário de Inscrição online, o candidato deverá imprimir e assinar o formulário. O Formulário de Inscrição, o comprovante de pagamento da taxa de inscrição e a documentação relacionada abaixo deverão ser encaminhados à Secretaria de Registros Acadêmicos (endereço completo abaixo). Os candidatos que residem fora da cidade do Rio de Janeiro têm a opção de enviar a documentação pelos Correios. Pedimos que seja utilizado o serviço de SEDEX, com AR (aviso de recebimento), contendo a seguinte informação no envelope:

Processo Seletivo 2017 – MESTRADO ACADÊMICO em Administração – FGV/EBAPE

Endereço da Secretaria de Registros Acadêmicos – SRA
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
SRA – Secretaria de Registros Acadêmicos
Praia de Botafogo, 190/ 3º andar – sala 314
CEP: 22.250-900 – Rio de Janeiro – RJ
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª-feira, das 9h às 19h

* É proibido o acesso às instalações da FGV com trajes de banho, bermudas e similares

Excepcionalmente, para candidatos residentes no exterior, será aceita a submissão da documentação por e-mail (através do endereço eletrônico msc.phd@fgv.br). É importante reiterar, no entanto, que, caso a documentação não seja entregue pessoalmente, a inscrição somente será concluída após a validação de toda a documentação pela Secretaria de Registros Acadêmicos da FGV.

Fase 1 – Exame de Currículo

Relação de documentos necessários para a participação do processo seletivo para o programa de Mestrado Acadêmico:

  • Curriculum Vitae (Preferencialmente, o Curriculum Lattes ou elaborado nos padrões da Plataforma Lattes);
  • Carta de apresentação do candidato explicitando as razões pelas quais deseja realizar o Mestrado ou Doutorado em Administração da FGV/EBAPE, seus interesses de pesquisa e outros aspectos que o candidato ache relevante (máximo de duas páginas);
  • Duas cartas de recomendação de professores pesquisadores, que podem ser da FGV/EBAPE, de outra escola da FGV ou de outra instituição de ensino e/ou pesquisa. As cartas devem enfocar a capacidade, a motivação e a disponibilidade do candidato em desenvolver pesquisa científica de alta qualidade em um programa full time. Vide modelo;
  • Resultado de um dos seguintes exames de conteúdo: Teste ANPAD (percentil mínimo de 90%, validade de 2 anos), Teste ANPEC (percentil mínimo de 90%, validade de 2 anos), GMAT (pontuação mínima: 600, validade de 3 anos) ou GRE (pontuação mínima: 155 no Raciocínio Verbal e 155 no Raciocínio Quantitativo, validade de 3 anos);
  • Resultado de exame de proficiência em língua inglesa, dentro do respetivo período de validade. Serão aceitos o IELTS (pontuação mínima: 6,5), o TOEFEL IBT (pontuação mínima: 90), ou Cambridge CEFR (pontuação mínima: C1);
  • Cópia autenticada do Diploma da Graduação * ;
  • Cópia autenticada do Histórico da Graduação *;
    * Obs.: Documentos emitidos por instituições estrangeiras somente serão aceitos para a participação no processo seletivo. Isto é, caso o candidato seja aprovado, serão solicitadas traduções juramentadas de todos os documentos apresentados em língua estrangeira. A consularização dos documentos será também necessária para regularização da matrícula. A FGV poderá orientar o candidato com relação aos procedimentos, caso necessário.
  • Fotos 3x4 coloridas (3 fotos);
  • Cópia autenticada de um documento de identidade (No caso dos candidatos estrangeiros, será solicitada uma cópia autenticada do passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiros – RNE. Os candidatos estrangeiros aprovados no processo seletivo deverão apresentar também o visto de estudante. O prazo para apresentação do visto expira no início do 2º trimestre letivo. A SRA reserva-se o direito de cancelar a matrícula do aluno que não cumprir o prazo estipulado.);
  • Cópia autenticada do CPF (No caso dos candidatos estrangeiros, o CPF será solicitado somente no caso de aprovação no processo seletivo, pois é um dos documentos exigidos no ato da regularização da matrícula.);
  • Ficha de inscrição preenchida e assinada. Para preencher a ficha de inscrição, o candidato brasileiro – ou estrangeiro portador de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) - deve se cadastrar no sistema de registro online. Para ter acesso ao sistema de registro online, o candidato deve clicar no link “Inscreva-se”, que estará disponível entre 1 de julho e 16 de outubro de 2015). Os alunos estrangeiros que não possuem RNE deverão solicitar a ficha de inscrição através do e-mail msc.phd@fgv.br;
  • Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;
  • Formulário de Inscrição preenchido e assinado;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Fase 2 – Entrevista

Será feita uma seleção inicial com base nas informações contidas nos documentos submetidos na Fase 1. Os candidatos aprovados na Fase 1 serão contatados por telefone/e-mail para uma entrevista. Com duração de aproximadamente 20 minutos, as entrevistas serão realizadas em Inglês e ocorrerão no final de outubro, na sede da FGV/EBAPE. Excepcionalmente, a entrevista poderá ser realizada por Skype (por exemplo, com candidatos residentes no exterior).  As decisões finais serão divulgadas em novembro. Os candidatos aprovados serão contatados por telefone/e-mail e deverão confirmar sua intenção de matrícula no Programa, assim que possível.

Importante: A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo somente será efetuada mediante a apresentação de toda a documentação original (ou cópias autenticadas, conforme relacionado no item “Fase 1”).  No caso de alunos estrangeiros, o visto de estudante também deverá ser apresentado no ato da matrícula. A FGV reserva-se o direito de cancelar a matrícula dos alunos que não cumpram a exigência acima até o início do 2º trimestre letivo.

Valores

Todos os alunos aceitos no Mestrado Acadêmico terão isenção de mensalidades e taxas, desde que cumpram com o regulamento do respectivo programa.

BOLSAS

O Programa oferece bolsas de estudo para manutenção dos alunos, que poderão ser fornecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou pela própria Fundação. O critério para concessão destas bolsas levará em consideração o bom desempenho do candidato no processo seletivo.

Informações adicionais serão disponibilizadas para os aprovados no processo seletivo.

Corpo Docente
  • Alexandre Faria (Doutor pela University of Warwick)
  • Alexandre Linhares (Doutor pelo Instituto Nacional de Pesquisa – INPE)
  • Alketa Peci (Doutora pela FGV/EBAPE)
  • Carlos Pereira (Doutor pela University of Oxford)
  • Cesar Zucco Júnior (Doutor pela Universidade da Califórnia em Los Angeles)
  • Daniela Campello da Costa Ribeiro (Doutora pela Universidade da Califórnia em Los Angeles)
  • Eduardo Bittencourt Andrade (Doutor pela University of Florida)
  • Fábio Caldieraro (Doutor pela Northwestern University)
  • Fatima Bayma de Oliveira (Doutora pela UFRJ)
  • Fernando G.Tenorio (Doutor pela UFRJ)
  • Filipe Sobral (Doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pela FGV/EBAPE)
  • Flavio Carvalho de Vasconcelos (Doutor pela Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Paris/HEC)
  • Francisco Polidoro Junior (Doutor pela University of Michigan)
  • José Santiago Fajardo Barbachan (Doutor pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada/ IMPA)
  • Ishani Aggarwal (Doutora pela University Carnegie Mellon Pittsburgh, Pensilvânia)
  • Lars Norden (Doutor pela Universidade de Mahnnheim)
  • Luiz Antonio Joia (Doutor pelo COPPE/UFRJ)
  • Octavio Amorim Neto (Doutor pela Universidade da Califórnia)
  • Patrick Gottfried Behr (Doutor pela Goethe Universidad)
  • Paulo Roberto de Mendonça Motta (Doutor pela University of North Carolina)
  • Paulo Negreiros Figueiredo (Doutor, pela SPRU, University of Sussex)
  • Ricardo Lopes Cardoso (Doutor pela FEA/USP)
  • Rafael Goldszmidt (Doutor pela FGV/EAESP)
  • Robert Gregory Michener (Doutor pela Universidade do Texas em Austin)
  • Ronaldo Couto Parente (Doutor pela Temple University)
  • Sonia Fleury (Doutora pela IUPERJ)

COORDENAÇÃO

Chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa
Prof. Eduardo B. Andrade

Coordenador do Mestrado Acadêmico
Prof. Fabio Caldieraro

 

Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS POR LINHA

Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão

A Linha de Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão consiste em um grupo interdisciplinar de professores, cujo principal objetivo consiste em compreender como indivíduos tomam decisões em contextos relevantes para empresas e governos. Professores e alunos desta e de outras linhas de pesquisa podem também trabalhar em projetos de pesquisa do Centro de Pesquisas Comportamentais (Center for Behavior Research – CBR). Coordenador da linha: Eduardo B. Andrade

Disciplinas obrigatórias do Mestrado Acadêmico (30 horas)
Statistics IA - Quantitative Research Methods
Statistics IB - Introduction to Causal Inference
Methods for Qualitative Data Collection and Analysis
Consumer Behavior
Complex Adaptive Systems
Organizational Behavior
Microfinance

Os mestrandos devem cursar todas as disciplinas de método e pelo menos 2 disciplinas substantivas da lista de disciplinas obrigatórias do Mestrado Acadêmico. Os mestrandos podem também pode cursar até 3 disciplinas do Doutorado.

Gestão e Organizações

A linha de pesquisa de gestão e organizações busca compreender fenômenos de gestão em organizações, seja no âmbito público ou empresarial. Os tópicos discutidos nesta linha de pesquisa incluem teoria das organizações, estratégia competitiva, internacionalização, governança e controle, cultura organizacional e processos de gestão. Coordenador da linha: Flavio Vasconcelos.

Disciplinas obrigatórias do Mestrado Acadêmico (30 horas)
Statistics IA
Statistics IB
Methods for Qualitative Data Collection and Analysis I
Organizational Theory
Strategy
Organizational Behavior
Marketing Models & Strategy

Os mestrandos devem cursar todas as disciplinas de método e pelo menos duas disciplinas substantivas da lista de disciplinas obrigatórias do Mestrado Acadêmico.

Instituições, Políticas e Governo

A linha de Instituições, Políticas e Governo abrange o estudo de instituições políticas, política pública e governo em uma perspectiva comparada. A questão fundamental abordada por esta linha é: como e quando instituições políticas afetam resultados relativos ao governo, formulação de políticas e políticas públicas? Utilizam-se ferramentas teóricas e metodológicas da economia política comparada para investigar o funcionamento de instituições políticas, sistemas políticos e o processo de formulação de políticas, assim como seu efeito nas políticas públicas e desempenho econômico. Coordenador da linha: Carlos Pereira

Disciplinas obrigatórias do Mestrado Acadêmico (30 horas)
Statistics IA
Statistics IB
Methods for Qualitative Data Collection and Analysis I
State, Government, and Society
Political Economy of Public Policy
Comparative Political Institutions

Os mestrandos devem cursar todas as disciplinas de método e pelo menos 2 disciplinas substantivas da lista de disciplinas obrigatórias do Mestrado Acadêmico.

Finanças

A linha de Finanças abrange uma série de disciplinas que proporcionam estudo aprofundado de questões fundamentais em Economia Empresarial, Apreçamento de Ativos, Finanças Corporativas, Bancos e Tomada de Decisões Financeiras. Existem, também, disciplinas relacionadas aos principais métodos econométricos utilizados em finanças, além de workshops especializados e seminários de pesquisa organizados pelo “Center for Banking and Finance Research in Rio (CBFR)”. Coordenador da linha: Lars Norden.

Disciplinas obrigatórias do Mestrado Acadêmico (30 horas)
Business Economics
Corporate Finance
Asset Pricing
Financial Decision Making
Advanced Corporate Finance

Os mestrandos devem cursar todas as disciplinas de método e pelo menos 2 disciplinas substantivas da lista de disciplinas obrigatórias do Mestrado Acadêmico.

Graduate Seminars

Todos os alunos de mestrado devem cursar o Graduate Seminars I & II. Os palestrantes convidados apresentam artigos em fase de submissão ou revisão, com o objetivo de fomentar a discussão de alto nível das pesquisas em andamento em Administração e áreas afins.

DISCIPLINAS ELETIVAS PARA TODAS AS LINHAS

Além das disciplinas obrigatórias, os alunos do Mestrado devem cursar disciplinas eletivas, podendo ser:

  • Obrigatórias das demais linhas;
  • Eletivas adicionais (ver abaixo);
  • Workshops.

O mestrando poderá cursar um determinado número de cursos dos mestrados profissionais da FGV e de programas acadêmicos de outras instituições. Nesses casos, será necessária a aprovação do coordenador da respectiva linha de pesquisa.

Eletivas adicionais

O Mestrado oferece também uma lista de eletivas que não são pré-requisitos para nenhuma das linhas. Os alunos podem cursar as disciplinas – listadas abaixo - como eletivas de qualquer uma das linhas.

Eletivas (30 horas)
Behavioral Accounting
Estratégias de Ensino
Financial Instruments
Gestão Social Avançada
Organização Governamental Brasileira
Produtividade do Trabalho

Workshops

O Mestrado e Doutorado oferecem ao longo do mês de julho e, eventualmente, no quarto trimestre, cursos intensivos de 15 horas ministrados por professores de renome de instituições nacionais e internacionais.

Contato

Assistentes

Celene Silva Melo
Tel.: (55 21) 3799 5579

Adriana Carneiro
Tel.: (55 21) 3799 5719

Praia de Botafogo, 190 – 5º andar
Botafogo – Rio de Janeiro

msc.phd@fgv.br

Mais informações

552137995579 msc.phd@fgv.br