Mestrado Executivo em Gestão Empresarial

Apresentação

O curso

O Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) é um programa altamente qualificado para graduados de nível superior do país ou do exterior, que estejam atuando ou que tenham por objetivo atuar na área de Administração de Empresas. O curso possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior no campo da Administração.

Público Alvo: Destina-se a gestores e executivos com potencial de crescimento na carreira. Valoriza-se a experiência profissional na área administrativa gerencial.

Objetivo: O objetivo do programa é formar lideranças nos diversos setores brasileiros, possibilitando aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência de alto nível, bem como avançar na carreira acadêmica (habilitação para docência). O programa busca contribuir para formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento.

O MEX apresenta duas modalidades de turmas:

Turma Regular (inscrições no 2º semestre) – INSCRIÇÕES ABERTAS

O curso é oferecido no período noturno e concluído em 22 meses - com aprovação e defesa do Trabalho Final de Curso. As aulas têm início em fevereiro de cada ano, tendo sua estrutura curricular dividida em trimestres.

Turma Intensiva (inscrições no 1º semestre):

Esta modalidade tem a mesma estrutura curricular da turma regular, com exceção do calendário e disposição da carga horária. Neste caso, as disciplinas são ministradas em 12 ciclos concentrados com duração de 3 dias e intervalos de aproximadamente 5 semanas. As aulas têm início em agosto de cada ano sendo uma oportunidade para as pessoas que residem e trabalham fora da cidade do Rio de Janeiro, pois o programa permite que os alunos de outras localidades possam conciliar suas atividades profissionais com as atividades do curso. A duração do curso: 17 meses.

Avaliação da Capes

A avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG. Esse sistema de avaliação serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os Mestrados e Doutorados nacionais.

Nota da avaliação da CAPES: 5 (nota máxima para cursos de nível profissional)

ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL

A FGV/EBAPE possui as certificações internacionais EQUIS/EFMD (European Foundation for Management Development), órgão internacional que avalia instituições de ensino de administração, sendo concedido apenas a instituições que atendem os mais exigentes padrões internacionais de qualidade em ensino e pesquisa, e também ICAPA (International Commission on Accreditation of Public Administration Education and Training), instituição responsável pelo credenciamento de programas de educação e formação em administração pública de acordo com as normas do Conselho de Administração da International Association of Schools and Institutes of Administration (IASIA).

 

Linhas de pesquisa

Estratégia Empresarial

Análise dos processos e intervenções que visam à alteração da relação da organização com o mercado e a sociedade. Estudos sobre a formação e gerenciamento de alianças estratégicas, parcerias, fusões & aquisições, e processos de internacionalização. Análise sobre o impacto das estratégias e dos fenômenos mercadológicos no desempenho das organizações. Além disso, visa o estudo do processo de formulação e implantação de inovações gerenciais e tecnológicas. Envolve outras áreas como empreendedorismo, inovação, governança, marketing, sistemas de informação, internacionalização, processos de negócios, estratégia e tomada de decisão.

Comportamento e Gestão Estratégica de Pessoas

Esta linha busca investigar a dinâmica do comportamento do indivíduo e as relações e interações entre indivíduos nas organizações. Compreende o estudo dos impactos das políticas e práticas de gestão de pessoas e relações de trabalho nas organizações, bem como seu alinhamento com a estratégia organizacional. Investiga a gestão de intangíveis organizacionais, tais como cultura, liderança, relações de confiança, como uma competência estratégica e vantagem competitiva. Busca analisar as relações entre as áreas de relações de trabalho e gestão e pessoas, bem como sua ligação com a responsabilidade social das empresas. Envolve as áreas de pessoas, estrutura, processos e comportamento organizacional.

Finanças Empresariais e Contabilidade

Abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos relativos à elaboração, divulgação e utilização de informação econômico-financeira em decisões de alocação de recursos, bem como ao ensino e desenvolvimento de competências necessárias a essas ações. Desdobra-se em: Auditoria; Contabilidade Societária; Finanças Corporativas; Valuation; Gestão de Riscos; Julgamento e Tomada de Decisão em Finanças e Contabilidade; Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças e Contabilidade; Regulação, Fraude e Manipulação da Informação.

Intercâmbio

Certificada internacionalmente por dois importantes órgãos de avaliação institucional, a EQUIS/EFMD (European Foundation for Management Development) e a ICAPA (International Commission on Accreditation of Public Administration Education and Training), a FGV/EBAPE possui diversos Programas de Intercâmbio de curta e média duração, onde o aluno tem a chance de estudar no exterior durante a vigência de seu curso, nas melhores escolas de negócios que fazem parte da rede de parcerias da FGV/ EBAPE e ainda aproveitar seus créditos no programa. É uma oportunidade de estudar no exterior e continuar pagando a mensalidade normalmente aqui no Brasil, sem acréscimo ou despesas extras* na instituição de ensino.

Os cursos de mestrados da FGV/EBAPE possuem também o programa Visiting Professor. Esta atividade recebe professores de universidades estrangeiras conveniadas à FGV/EBAPE para seminários, oficinas, palestras e disciplinas que são ofertadas aos alunos na própria escola.

* acomodação, alimentação, deslocamento, passagens aéreas e despesas pessoais são de responsabilidade do aluno.
** Os módulos internacionais são desenvolvidos pelo departamento de Relações Interna­cionais da FGV/EBAPE. Para informações adicionais, ACESSE.

Confira a notícia: Programas de pós-graduação da FGV conquistam nota máxima em avaliação da Capes.

Processo seletivo - TURMA REGULAR

 

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 10.11.2017

 

CALENDÁRIO 2018.1 - TURMA REGULAR

 

Acesse o edital de seleção

Acesse o Regulamento do Curso

Acesse o edital de prorrogação

 

O processo seletivo para o ingresso no programa de Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) ocorre em dois momentos:

Turma intensiva (NOVA TURMA): primeiro semestre

Turma regular: segundo semestre

A seleção consistirá de: provas escritas (matemática, inglês e redação), análise curricular e entrevista com o candidato. O candidato poderá também apresentar o resultado de um dos testes: Anpad, GMAT ou GRE, válidos, em substituição as provas aplicadas pela Escola, salvo a prova de redação que é obrigatória.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição. Para isso, ele deverá se cadastrar no sistema e informar seus dados pessoais para geração do Boleto Bancário e Formulário de Inscrição. Estes documentos deverão ser entregues na Secretaria de Registros Acadêmicos - SRA -, junto com a documentação a seguir.

Documentação necessária:

a. Cópia autenticada do documento de Identidade;
b. Cópia autenticada do Passaporte (candidatos estrangeiros);
c. Curriculum Vitae;
d. Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
e. Em caso de curso realizado no exterior, o candidato deverá apresentar o Diploma do Ensino Superior com a consularização dos documentos ou o apostilamento, conforme a Convenção de Haia, além da tradução juramentada do referido documento;
f. Candidatos em fase de conclusão de curso de graduação poderão apresentar, para inscrição ao processo seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso. Para a efetivação da matrícula será obrigatório a apresentação do diploma ou declaração de conclusão de curso, contendo a data de colação de grau;
g. Nota e classificação nos exames GMAT, GRE (ambos com validade de até 5 anos), ou ANPAD (validade de 2 anos) ou ANPEC (validade de até 2 anos). Item opcional;
h. Certificado de proficiência em língua inglesa: TOEFL, IELTS, Cambridge ESOL: FCE, CAE ou CPE. Item opcional;
i. Ficha de inscrição;
j. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Endereço da SRA

Praia de Botafogo, 190 - sala 314, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento de 2ª a 6ªfeira das 9h as 19h

Obs: a FGV possui regras bem rígidas quanto aos vestuários das pessoas que transitam em suas instalações. Não será permitida a entrada de pessoas vestindo shorts, bermuda, minissaias e/ou sandálias havaianas.

Open Day - Palestra de Apresentação do Curso

Durante o processo seletivo, ocorre o OPEN DAY - uma sessão informativa de visita à EBAPE, visando oferecer às pessoas interessadas no curso uma oportunidade para conhecer a Escola, suas instalações, seu corpo docente, seus programas de pesquisas, além de permitir a obtenção de informações mais detalhadas sobre o curso e trocar ideias com alunos e egressos do programa.

Palestra Gratuita de Apresentação do Curso
Data e horário: 21/09/17 às 19h
Local: Auditorio 12 andar - Sede da FGV (Praia de Botafogo, 190 - Botafogo - RJ)
Inscreva-se
Vagas limitadas

Valores

No Mestrado Executivo em Gestão Empresarial não há o oferecimento de bolsas de estudo. Existe um desconto de 10% para ex-alunos dos cursos de MBA ou Pós-Graduação do FGV Management. O pagamento pode ser efetuado por meio de parcelas ou à vista.

Valores para a Turma Regular 2018

À vista (valor promocional): R$ 81.511,00
À vista (valor cheio): R$ 84.809,00
4 x R$ 21.735,00 (total: R$ 86.940,00)
16 x R$ 5.763,00 (total: R$ 92.208,00)
24 x R$ 3.993,00 (total: R$ 95.832,00)

Desconto – 10% para ex-alunos dos cursos de MBA ou Pós-graduação do FGV Management:

À vista – R$ 76.328,10
4 x R$ 19.561,50 (total: R$ 78.246,00)
16 x R$ 5.186,70 (total: R$ 82.987,20)
24 x R$ 3.593,70 (total: R$ 86.248,80)

Corpo docente
  • Alexandre Faria – PhD pela University of Warwick
  • Alexandre Linhares – Doutor pela INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
  • Álvaro Cyrino – Doutor pela École des Hautes Études Commerciales, França
  • Carmem Migueles – Doutora pela Universidade de Sophia
  • Diego de Faveri Pereira Lima – Doutor em Administração, FGV EBAPE
  • Eduardo B. Andrade – Doutor pela University of Florida
  • Fabio Caldieraro – PhD pela University of Florida, USA
  • Fatima Bayma de Oliveira – Doutora pela UFRJ
  • Filipe Sobral – Doutor em Gestão de Empresas, Universidade de Coimbra, Portugal e Doutor em Administração, FGV EBAPE
  • Flavio Vasconcelos – Doutor pela École des Hautes Études Commerciales, França
  • Helio Arthur Irigaray – Doutor pela FGV EAESP
  • Isabella Vasconcelos – Doutora pela FGV EAESP e pela École des Hautes Études Commerciales
  • Ishani Aggarwal - Ph.D em Comportamento e Teoria Organizacional, Tepper School of Business, EUA
  • Istvan Karoly Kasznar – PhD pela California Coast University
  • Joaquim Rubens Fontes Filho – Doutor pela FGV EBAPE
  • Lars Norden – Doutor em Administração de Empresas, Universidade de Mannheim, Alemanha
  • Luiz Antonio Joia – Doutor pela COPPE/UFRJ
  • Marco Tulio Zanini – Doutor pela Universidade de Magdeburg
  • Marcos Lopez Rego – Doutor pela IAG/PUC-RJ
  • Paulo N. Figueiredo – PhD pela SPRU, University of Sussex
  • Ricardo Lopes Cardoso – Doutor pela FEA-USP
  • Ricardo Sarmento Costa – Doutor pelo COPPE/UFRJ
  • Ronaldo Parente – PhD pela Temple University, EUA

Professores Colaboradores

  • Ana Paula Borges – Doutora pela FGV EBAPE
  • José Mauro Nunes – Doutor pela IAG/PUC-RJ
  • Luiz Gustavo Medeiros Barbosa - Ph.D. pela University of Nottingham, Reino Unido
  • Mario Couto Soares Pinto - Doutor pela IAG/PUC-RJ
  • Marisol Rodriguez Goia – Doutora pela Universitat Rovira i Virgili

Coordenador Acadêmico
Prof. Joaquim Rubens Fontes Filho

Coordenador Adjunto
Prof. Roberto da Costa Pimenta

Estrutura Curricular e Disciplinas

Estrutura do curso

O Mestrado Executivo em Gestão Empresarial é desenvolvido por meio de aulas expositivas, seminários e trabalhos em grupo, com o suporte de recursos audiovisuais e multimídia. Dada a ênfase na aplicação prática dos conhecimentos, grande parte do trabalho nasce do debate e da troca de experiências entre os participantes. Essa metodologia parte da premissa de que os alunos são agentes ativos em seu processo de aprendizagem, com objetivos próprios e co-responsáveis pela qualidade do produto final.

A estrutura curricular é baseada em: quatro disciplinas obrigatórias; oito disciplinas eletivas; cada uma valendo dois créditos.

Totais de créditos para titulação:

  • Disciplinas: 24 (vinte e quatro) créditos;
  • Projeto: 3 (três) créditos
  • Trabalho Final: 7 (sete) créditos;

Referência: 1 (um) crédito = 15h

Total: 34 (trinta e quatro) créditos.

Turma Regular:

Programação: calendário trimestral – aulas presenciais das 18:30h as 21:45h na FGV Rio de Janeiro/RJ;
Duração total do curso: 22 meses;
Diploma obtido no final do curso: Mestre em Administração.

Turma Intensiva (nova turma):

Programação: 12 ciclos letivos (total); de 5º feira à sábado na FGV Rio de Janeiro/RJ com aulas presenciais complementadas por atividades obrigatórias extraclasse; 
Intervalo entre os encontros presenciais: aproximadamente 5 semanas;
Duração total do curso: 17 meses;
Diploma obtido no final do curso: Mestre em Administração.

Defesa Pública do Trabalho Final de Conclusão do Curso

Para concluir o programa, o aluno deverá elaborar um trabalho final sob a orientação acadêmica de professor do corpo permanente da EBAPE (NDP MEX), que poderá assumir a forma de uma dissertação, surgindo de pesquisa de campo realizada pelo aluno. O aluno deverá defendê-lo perante uma banca pública composta por três professores doutores, sendo um deles professor externo à FGV EBAPE.

Para realizar a defesa e concluir o curso, o aluno deverá ter o seu projeto aprovado (três créditos), ter completado os vinte e quatro créditos necessários de disciplinas e obtido, no mínimo, média final 7,0 (sete), considerando-se o conjunto completo de disciplinas cursadas (obrigatórias e eletivas).

Após os procedimentos acima, o aluno poderá solicitar seu diploma de conclusão do Mestrado.

Disciplinas obrigatórias
Comportamento nas Organizações
Estratégia de Empresas
Estruturas e Processos Organizacionais
Metodologia de Pesquisa
Disciplinas eletivas
Analise de Demonstrações Financeiras
Analise Quantitativa para Decisão Empresarial
Antropologia do Consumo
Cultura Organizacional
Blockchain, Bitcoin e Tecnologias Associadas
Estratégia, Sociedade e Governo
Estratégias de Ensino
Estratégias Globais
Finanças Corporativas
Gestão da Inovação
Gestão de Ativos: Conceitos e Praticas
Gestão de Marketing
Gestão de Operações
Gestão de Produtos e Marcas
Gestão de Projetos
Gestão Estratégica da Informação
Gestão Estratégica de Pessoas
Governança Corporativa
Marketing Analítico Prático
Métodos de Estudos de Casos
Negociação e Administração de Conflitos
Pesquisa Qualitativa aplicada à Administração 
Responsabilidade Social Corporativa
Teoria Organizacional, Paradoxos e Mudanças

* As disciplinas eletivas serão oferecidas de acordo com a disponibilidade do corpo docente e o número de alunos interessados.

Contato

Supervisão Acadêmica
Aline Felix Gouveia
Tel.: (55 21) 3083-2727

Programas Internacionais- Mestrado Executivo
Daniele Santos
Tel.: (55 21) 3083-2728

Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - 2º andar
Botafogo - Rio de Janeiro

Mais informações

552130832727 mex_ebape@fgv.br