Mestrado Acadêmico em História, Política e Bens Culturais

O Mestrado Acadêmico em História, Política e Bens Culturais tem como objetivo formar profissionais de alto nível, atualizados com relação aos debates metodológicos e epistemológicos que caracterizam o campo da História e das Ciências Sociais, privilegiando a dimensão histórica dos fenômenos sociais e a adoção de uma perspectiva interdisciplinar. Espera-se que esses profissionais estejam inseridos em redes nacionais e internacionais de produção de conhecimento, dimensões consideradas fundamentais tanto para a qualidade da produção acadêmica como para a formação de quadros para o ensino, em seus diferentes níveis, em especial o superior.

Duração do curso: 24 meses

LINHAS DE PESQUISA

Instituições e política: as pesquisas sobre instituições e política estão na raiz da identidade da FGV/CPDOC e marcam a produção de um número expressivo de docentes vinculados ao Programa. Elas tomam como objeto de análise ações, práticas e percepções de grupos sociais e de instituições, fundamentalmente, mas também de indivíduos. Os estudos nessa linha contribuem para uma melhor compreensão dos processos de construção institucional e de tomada de decisão na estrutura do poder público; exploram o papel de lideranças políticas e sociais, bem como suas múltiplas e complexas interfaces com as instituições políticas mais amplas; discutem as políticas públicas e seus reflexos sociais na construção da cidadania, e também conferem solidez acadêmica aos estudos de biografias e trajetórias pessoais.

Memória e cultura: a história da memória e o lugar central que ela ocupa em processos de constituição de identidades sociais são dimensões centrais ao trabalho desenvolvido por grande número de docentes do Programa. Reúnem-se nessa linha de pesquisa os itinerários investigativos que abordam os conceitos de patrimônio, cultura (material e imaterial), tradição e representação, pensados a partir de diferentes suportes e linguagens. As temáticas vão do pensamento social brasileiro ao futebol, dos museus ao cinema e à televisão, das festas populares às comemorações cívicas, por exemplo. Além disso, parte importante das pesquisas desenvolvidas nesta linha se funda na tradição da FGV/CPDOC de desenvolver metodologias para o tratamento de arquivos e a constituição de acervos de história oral, sempre aliadas à reflexão crítica sobre os processos sociais de produção e circulação das fontes históricas.

Cidade e trabalho: esta linha está dividida em dois segmentos, que, com frequência, se interconectam. De um lado, estão projetos que tomam como objeto a cidade e o urbano a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Os modos de vida e as espacialidades vigentes na cidade, ontem e hoje, são objeto de investimento, também centrado em suas interfaces com a arquitetura e o urbanismo, o turismo e a comunicação. Uma segunda área de atuação desta linha insere-se no campo da história social do trabalho e dos movimentos sociais. Para além da história das organizações formais e informais dos trabalhadores e dos movimentos sociais em geral, os projetos vinculados a esta linha têm dado particular atenção aos múltiplos processos de formação de classe e sua articulação com diferentes dimensões culturais e construções identitárias, bem como a atuação dos movimentos sociais no espaço público e sua interação com as diversas esferas do Estado. As relações entre os processos históricos de industrialização e urbanização, os efeitos da reestruturação produtiva sobre os territórios e as sociabilidades e os movimentos sociais urbanos fazem convergir os dois segmentos que constituem a linha de pesquisa.

Relações internacionais: esta linha de pesquisa compreende uma série de atividades de investigação e análise sobre as transformações da ordem internacional, das políticas externas dos Estados nacionais, bem como da atuação internacional de atores não-estatais. As atividades de pesquisa incluem não somente aquelas que se situam exclusivamente na área de Relações Internacionais, mas também estudos que lançam mão de arcabouços conceituais de outras áreas de conhecimento – como a história, a sociologia, a economia e o direito - com o objetivo de entender fenômenos de história e política internacional. Temas trabalhados nessa linha de pesquisa incluem: transformações globais e potências emergentes, processos de integração regional e política externa da União Europeia, políticas externas comparadas, segurança internacional, e história global.

Confira a notícia: Programas de pós-graduação da FGV conquistam nota máxima em avaliação da Capes.

Processo seletivo

Seleção para 2018: Calendário e edital

•    Inscrições: 21 de agosto a 31 de outubro de 2017;
•    Divulgação da lista de inscrições homologadas: 10 de novembro de 2017;
•    Prova escrita: 16 de novembro de 2017;
•    Divulgação do resultado das provas: 23 de novembro de 2017;
•    Período de realização das entrevistas: 27 a 29 de novembro de 2017;
•    Divulgação da lista final de aprovados: 15 de dezembro de 2017;
•    Período de matricula: 15 a 26 de janeiro de 2018;
•    Início das aulas: 5 de março de 2018.

ACESSE AQUI o edital do processo seletivo.

Todos os alunos aceitos no Mestrado Acadêmico terão isenção de mensalidades e taxas.

Corpo docente

PROFESSORES PERMANENTES

• Alexandre Moreli (Doutor em História das Relações Internacionais – Universidade Paris I – Panthéon-Sorbonne)
  • Américo Oscar Guichard Freire (Doutor em História – UFRJ)