Mestrado Acadêmico em Administração

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Acadêmica oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins.

O Mestrado Acadêmico tem como principal objetivo preparar o aluno para ingressar no Doutorado – seja na EBAPE ou em outra instituição de prestigio nacional ou internacional - ou no mercado de trabalho. O programa tem uma abordagem interdisciplinar, desta maneira, destina-se àqueles que possuem graduação nas mais diversas áreas. Alunos graduados em economia, engenharia, computação, psicologia, neurociência, ciência política, sociologia, estatística e matemática aplicada, entre outras áreas, participam dos processos seletivos juntamente com aqueles que se graduaram em administração.

O Mestrado Acadêmico tem duração de 21 meses em tempo integral. Espera-se, durante todo o período de duração do programa, a presença diária dos alunos na escola, participando de atividades de pesquisa, seminários discussões, fortalecendo, assim, a cultura acadêmica do programa. O programa é todo ministrado em Inglês. Portanto, os alunos devem ser proficientes na língua inglesa.

LINHAS DE PESQUISA

O MESTRADO ACADÊMICO INCLUI QUATRO LINHAS DE PESQUISA:

a) Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão: Foco nos processos individuais de tomada de decisão;
b) Estratégia, Gestão e Organizações: Foco nos processos no nível organizacional;
c) Finanças: esta linha abrange uma série de disciplinas que proporcionam estudo aprofundado de questões fundamentais em Finanças Corporativas, Avaliação de Ativos, Sistema Bancário, Contabilidade e Tomada de Decisões Financeiras. Foco no apreçamento de ativos, finanças corporativas, bancos e tomada de decisões financeiras;
d) Instituições, Políticas e Governo: Foco no nível institucional e no processo de formulação de políticas.

IDIOMA

O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

AVALIAÇÃO DA CAPES: NOTA 7

A avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação quadrienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG. Esse sistema de avaliação serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os Mestrados e Doutorados nacionais.

ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL

A FGV EBAPE conquistou em 2014 o selo da acreditação internacional EQUIS (European Quality Improvement System) da EFMD (European Foundation for Management Development), que é o órgão internacional que avalia instituições de ensino de administração. Uma das certificações mais importantes do mundo acadêmico, o credenciamento EQUIS representa um importante reconhecimento internacional da qualidade da escola, sendo concedido apenas a instituições que atendem os mais exigentes padrões internacionais de qualidade em ensino e pesquisa. No Brasil, apenas quatro instituições possuem este selo além da FGV EBAPE. O EQUIS é válido para universidades e faculdades que comprovem alto grau de internacionalização.

A FGV EBAPE conquistou em 2018 o selo da AACSB International (AACSB), maior acreditadora americana para escolas de negócios. No Brasil, apenas três escolas de negócios brasileiras possuem este selo. O reconhecimento internacional do credenciamento especializado da AACSB para programas de negócios nos níveis de bacharelado, mestrado e doutorado reforça a excelência do corpo docente e do ensino de ponta da escola e seu comprometimento com a melhoria contínua em todos os programas.

FGV nota máxima

Nove cursos da FGV conquistaram avaliação máxima da Capes: nota 7 nos Mestrados Acadêmicos e Doutorados e nota 5 nos Mestrados Profissionais.

Estes resultados reafirmam o nosso compromisso com a excelência acadêmica e a nossa contribuição para o desenvolvimento do país.

Confira a notícia: Programas de pós-graduação da FGV conquistam nota máxima em avaliação da Capes.

Processo Seletivo

 CALENDÁRIO

  1ª chamada  2ª chamada
Período de Inscrição* 15/07/20 a 05/10/20   05/10/20 a 11/12/20
Entrevistas 20 a 23/10/20 18 a 22/12/2020
Resultado 27/10/20 22/12/2020
Período de Matrícula 03 a 13/11/20 28 e 29/12/2020
Início das aulas  11/01/21

*Condição especial para taxa de inscrição pagas até 18/09: 20% de desconto.

A seleção para o programa de Mestrado Acadêmico em Administração é composto por 2 etapas eliminatórias:

  • Análise de Documentos; e
  • Entrevista, em inglês.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá realizar sua inscrição no sistema, dentro do prazo estabelecido no edital, e completar a ficha de inscrição para a geração do boleto bancário.

A inscrição será formalizada mediante ao upload da documentação completa, na página de inscrição do Processo Seletivo.

INDICAÇÃO DE LINHA DE PESQUISA

O candidato deverá indicar, no ato da inscrição, até 2 (duas) linhas de pesquisa, em ordem de preferência. O Programa MSc & PhD oferece 4 (quatro) linhas de pesquisa, a saber: Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão, Estratégia, Gestão e Organizações, Finanças e Instituições, Políticas e Governo.
Para mais informações sobre as linhas de pesquisa, clique aqui.

FASE 1 – ANÁLISE DE DOCUMENTOS

Relação de documentos necessários para a participação do processo seletivo.

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Passaporte (candidatos estrangeiros);
  • Currículo Lattes/CNPq atualizado (http://lattes.cnpq.br);
  • Diploma de Graduação (candidatos ao Mestrado e Doutorado)
  • Diploma de Mestrado (se portador deste) - candidatos ao Doutorado.
  • Boletim de classificação e nota em um dos seguintes exames:
    • GMAT (validade: 3 anos);
    • GRE (validade de 3 anos);
    • ANPAD (validade de 2 anos);
    • ANPEC (validade de 2 anos).
  • Certificado de proficiência em língua inglesa de um dos seguintes testes, dentro do prazo de validade:
    • IELTS ACADEMIC;
    • TOEFL IBT;
    • Cambridge CEFR;
    • APTIS British Council – Habilidades: Writing, Listening, Speaking e Reading.
  • Carta de Apresentação do candidato, em Inglês, explicitando as razões pelas quais deseja realizar o Mestrado Acadêmico ou Doutorado em Administração da FGV EBAPE, seus interesses de pesquisa e outros aspectos que o candidato considere relevante (máximo de duas páginas); Duas cartas de recomendação, em inglês, de professores pesquisadores ativos academicamente;
  • Formulário de inclusão de Nome Social (se aplicável);
  • Laudo Médico (candidatos portadores de deficiência).

Para mais detalhes sobre a documentação, por favor, acesse o edital.

CARTA DE RECOMENDAÇÃO:

Como parte da Análise de Documentos (FASE 1) o candidato deverá apresentar 2 (duas) cartas de recomendação, em inglês.

Na etapa de inscrição do Processo Seletivo, no  item “Carta de Recomendação” o candidato deverá informar, em campo específico, o endereço de e-mail de 2 (dois) Recomendantes (pessoas físicas).

Os recomendantes receberão por e-mail o formulário a ser preenchido e deverão retorná-lo diretamente ao Processo Seletivo, seguindo as orientações enviadas na mensagem.

FASE 2 – ENTREVISTA

Os candidatos selecionados na FASE 1 serão contatados para uma entrevista em Inglês com a Comissão de Seleção do Programa. As entrevistas, se necessário, poderão ser conduzidas remotamente.

WEBINAR - PALESTRA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Webinar é uma sessão informativa online conduzida pelo coordenador do curso, onde os candidatos interessados no curso têm a oportunidade de conhecer a estrutura do programa e esclarecer dúvidas.

Clique aqui e assista o último webinar

Valores

Todos os alunos aceitos no Mestrado Acadêmico terão isenção de mensalidades e taxas, desde que cumpram com o regulamento do respectivo programa.

BOLSAS

O Programa oferece bolsas de estudo para manutenção dos alunos, que poderão ser fornecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou pela própria Fundação. O critério para concessão destas bolsas levará em consideração o bom desempenho do candidato no processo seletivo e sua dedicação exclusiva ao programa.

Informações adicionais serão disponibilizadas para os aprovados no processo seletivo.

Corpo Docente

COORDENAÇÃO

Chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa
Prof. Roberto da Costa Pimenta

Coordenador do Mestrado Acadêmico e Doutorado
Prof. Ricardo Lopes Cardoso

 

Disciplinas

DISCIPLINAS por linha de pesquisa

Disciplinas de Métodos (Mestrado e Doutorado)

Disciplina
. Statistics IA
. Statistics IB
. Machine Learning in Business Research
. Panel Data Analysis
. Qualitative Data Collection and Analysis
. Comparative-Historical Methods         
. Advanced Survey Methods
. Experimental Design & Analysis
. Advanced Qualitative Research Methods
. Quantitative Methods
. Introduction to Efficiency Analysis in R

DISCIPLINAS de Linha

Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão  (Mestrado e Doutorado)
Coordenadora da linha: Prof. Ishani Aggarwal

A Linha de Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão consiste em um grupo interdisciplinar de professores cujo principal objetivo consiste em compreender como indivíduos tomam decisões em contextos relevantes para empresas e governos.

Disciplina
. Consumer Behavior      
. Organizational Behavior
. Advanced Theories of Leadership
. Drug Policies & Behavior
. Teams in Organizations
. Political Psychology and Behavioral Public Policy
. Contemporary Issues in Accounting
. Individuals in Organizations  
. Social Networks

Estratégia, Gestão e Organizações (Mestrado e Doutorado)
Coordenador da linha: Prof. Olivier Bertrand

A linha de pesquisa de estratégia, gestão e organizações busca compreender fenômenos de gestão em organizações nos âmbitos público e de negócios. Os tópicos discutidos nesta linha de pesquisa incluem teoria das organizações, estratégia competitiva, internacionalização, governança e controle, cultura organizacional e processos de gestão.

Disciplina da Linha (Mestrado e Doutorado)

Disciplina
. Innovation Management
. Global Strategy & International Management
. Information, Organizations & Society
. Teams in Organizations
. Organizational Theory
. Organizational Behavior
. Strategic Management     
. Business Economics     
. Advanced Theories of Leadership  
. Individuals in Organizations
. Social Networks
. Financial Institutions Management’
. Corporate Finance
. Financial Accounting and Analysis
. Sustainable development: Concepts and Practice
. Public Management
. Military Organizations: Culture, Strategy, and Innovation

Finanças (Mestrado e Doutorado)
Coordenador da linha: Prof. Lars Norden

A linha de Finanças abrange uma série de disciplinas que proporcionam estudo aprofundado de questões fundamentais em Finanças Corporativas, Avaliação de Ativos, Sistema Bancário, Contabilidade e Tomada de Decisões Financeiras. Existem, também, disciplinas relacionadas aos principais métodos econométricos utilizados em finanças, workshops especializados, seminários e eventos de pesquisa organizados pelo Center for Banking and Finance Research in Rio (CBFR).

Disciplina da Linha (Mestrado e Doutorado)

Disciplina
. Transparency and Good Governance
. Corporate Finance
. Asset Pricing
. Advanced Corporate Finance
. Financial Accounting & Analysis
. Financial Institutions Management
. Business Economics
. Contemporary Issues in Accounting

Instituições, Política e Governo (Mestrado e Doutorado)
Coordenador da linha: Prof. Carlos Pereira

A linha de Instituições, Política e Governo abrange o estudo de instituições políticas, política pública e governo em uma perspectiva comparada. A questão fundamental abordada por esta linha é: como e quando instituições políticas afetam resultados relativos ao governo, formulação de políticas e políticas públicas? Utilizam-se ferramentas teóricas e metodológicas da economia política comparada para investigar o funcionamento de instituições políticas, sistemas políticos e o processo de formulação de políticas, assim como seu efeito nas políticas públicas e desempenho econômico.

Disciplina da Linha (Mestrado e Doutorado)

Disciplina
. Political Economy of Development                   
. Checks & Balances and Regulatory Policy
. Comparative Political Institutions
. Political Psychology and Behavioral Public Policy
. Sustainable Development: Concepts and Practice
. Transparency and Good Governance
. Drug Policies & Behavior
. Public Management
. Information, Organizations & Society
. Military Organizations: Culture, Strategy, and Innovation
. Innovation Management
 

 
Contato

Supervisão Acadêmica

Daniele Santos
21 3083-2754 e 3083-2784