Doutorado em Administração

Apresentação

O  Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Administração da FGV-EBAPE é composto pelos Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração. Os dois cursos estão fortemente interligados e partilham dos mesmos valores e princípios.

O Mestrado Acadêmico tem como principal objetivo preparar o aluno para ingressar no Doutorado (na EBAPE ou em outra instituição de prestigio nacional ou internacional) ou no mercado de trabalho.

O Doutorado tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior.

O Programa de Pós-Graduação Acadêmica oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciado aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação pesquisas por meio de publicações em periódicos de primeiro nível na área de administração e em áreas afins.

PERFIL, DURAÇÃO e COMPROMETIMENTO
O programa orgulha-se em adotar uma abordagem interdisciplinar. Portanto, são bem-vindos os alunos com graduação ou mestrado em administração ou em áreas afins tais como economia, engenharia, computação, psicologia, neurociência, ciência política, sociologia, estatística, e matemática aplicada, entre outras.

O Mestrado Acadêmico tem duração de 21 meses enquanto que o Doutorado tem duração de 48 meses.

Ambos os cursos são em tempo integral. Espera-se, durante todo o período de duração do programa, a presença diária destes alunos na Escola, participando de atividades de aula, pesquisa, seminários, e discussões, fortalecendo assim a cultura acadêmica do programa. Os mestrandos e doutorandos dispõem de um ambiente de trabalho exclusivo.

A renovação das bolsas bem como a permanência do aluno do programa dependem, por um lado, do desempenho acadêmico do aluno, e por outro lado, do cumprimento das regras e dos prazos estabelecidos no regulamento do Programa.

IDIOMA
O Mestrado Acadêmico e o Doutorado são oferecidos em Inglês. Portanto, os alunos devem ser proficientes na língua inglesa. As disciplinas são oferecidas em Inglês. A dissertação de Mestrado, o conceptual paper do Doutorado, assim como o projeto e a tese de Doutorado devem ser elaborados em inglês, salvo acordo entre orientador e aluno.

AVALIAÇÃO DA CAPES: NOTA 7
A avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação quadrienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG. Esse sistema de avaliação serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os Mestrados e Doutorados nacionais.

ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL
A FGV EBAPE conquistou em 2014 o selo da acreditação internacional EQUIS (European Quality Improvement System) da EFMD (European Foundation for Management Development), que é o órgão internacional que avalia instituições de ensino de administração. Uma das certificações mais importantes do mundo acadêmico, o credenciamento EQUIS representa um importante reconhecimento internacional da qualidade da escola, sendo concedido apenas a instituições que atendem os mais exigentes padrões internacionais de qualidade em ensino e pesquisa. No Brasil, apenas quatro instituições possuem este selo além da FGV EBAPE. O EQUIS é válido para universidades e faculdades que comprovem alto grau de internacionalização.

A FGV EBAPE conquistou em 2018 o selo da AACSB International (AACSB), maior acreditadora americana para escolas de negócios. No Brasil, apenas três escolas de negócios brasileiras possuem este selo. O reconhecimento internacional do credenciamento especializado da AACSB para programas de negócios nos níveis de bacharelado, mestrado e doutorado reforça a excelência do corpo docente e do ensino de ponta da escola e seu comprometimento com a melhoria contínua em todos os programas.


FGV nota máxima
Nove cursos da FGV conquistaram avaliação máxima da Capes: nota 7 nos Mestrados Acadêmicos e Doutorados e nota 5 nos Mestrados Profissionais.
Estes resultados reafirmam o nosso compromisso com a excelência acadêmica e a nossa contribuição para o desenvolvimento do país.

Confira a notícia: Programas de pós-graduação da FGV conquistam nota máxima em avaliação da Capes.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo do Doutorado Acadêmico consistirá em análise curricular e entrevista em inglês com o candidato.

Para participar do processo seletivo,  o candidato deverá realizar seu cadastro no sistema, dentro do prazo estabelecido no edital, e informar seus dados pessoais para geração do boleto bancário e formulário de inscrição. A inscrição será finalizada mediante ao upload da documentação completa, na página de inscrição do Processo Seletivo.

INDICAÇÃO DE LINHA DE PESQUISA
O candidato deverá indicar, no ato da inscrição, até 2 (duas) linhas de pesquisa, em ordem de preferência. O Programa MSc & PhD oferece 4 (quatro) linhas de pesquisa, a saber: Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão, Estratégia, Gestão e Organizações, Finanças e Instituições, Políticas e Governo. Para maiores informações sobre as linhas de pesquisa, clique aqui.

EDITAL

REGULAMENTO

FASE 1 – ANÁLISE CURRICULAR

LISTA DE DOCUMENTOS:

•    Documento de identidade;
•    CPF;
•    Passaporte (candidatos estrangeiros);
•    Currículo Lattes/CNPq atualizado (http://lattes.cnpq.br);
•    Diploma Graduação*.Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser apresentado com a consularização ou o apostilamento, conforme Convenção de Haia, além da tradução juramentada do referido documento.  
•    Candidatos em fase de conclusão de curso de Graduação poderão apresentar, para inscrição ao Processo Seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso (emitida há menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatório a apresentação do Diploma ou declaração contendo a data de colação de grau;
•    Classificação e nota em um dos seguintes exames:
•    GMAT (pontuação mínima: 600, validade: 3 anos);
•    GRE (pontuação mínima: 155 em Raciocínio Verbal, 155 em Raciocínio Quantitativo, validade de 3 anos);
•    ANPAD (percentil mínimo: 90%, validade de 2 anos);
•    ANPEC (percentil mínimo: 90%, validade de 2 anos).
•    Certificado de proficiência em língua inglesa de um dos seguintes testes:
•    IELTS ACADEMIC (pontuação mínima: 6,5);
•    TOEFL IBT (pontuação mínima 90);
•    Cambridge CEFR (pontuação mínima: C1).
•    Carta de apresentação do candidato explicitando as razões pelas quais deseja realizar o programa na FGV EBAPE, seus interesses de pesquisa e outros aspectos que o candidato ache relevante (máximo de duas páginas);
•    Duas cartas de recomendação, em inglês, de professores pesquisadores ativos academicamente;
•    Formulário de inclusão de Nome Social (se aplicável);
•    Laudo Médico (candidatos portadores de deficiência) .

Orientações:
     Os documentos deverão ser digitalizados, salvos no formato “PDF” e anexados à Ficha de Inscrição;
•    O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB;
•    Não serão aceitas fotos de documentos;
•    Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página, devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: identidade, passaporte, Diploma etc);
•    Documentos ilegíveis, incompletos ou fora dos padrões acima estabelecidos invalidarão a inscrição do candidato;
•    Os candidatos deverão consultar o status da documentação enviada através do site www.fgv.br/processoseletivo, no menu Visão Geral, no link Acompanhe sua inscrição. Os documentos serão verificados no prazo de 3 (três) dias úteis. 
 

FASE 2 – ENTREVISTAS

Após uma seleção inicial com base nas informações contidas nos documentos submetidos, os candidatos aprovados na Fase 1 serão contatados para uma entrevista em Inglês na sede da FGV EBAPE. Excepcionalmente, a entrevista poderá ser realizada por Skype (por exemplo, com candidatos residentes em outros Estados, ou no exterior). Os candidatos aprovados serão contatados por telefone/e-mail e deverão realizar a matrícula, dentro do prazo estabelecido no edital do Processo Seletivo.

Importante: A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo somente será efetuada mediante a apresentação de toda a documentação original (ou cópias autenticadas, conforme relacionado no item “Fase 1”).

No caso de alunos estrangeiros, o visto de estudante também deverá ser apresentado no ato da matrícula. A FGV reserva-se o direito de cancelar a matrícula dos alunos que não cumpram a exigência acima até o início do 2º trimestre letivo.

Obs.: Não é permitida a entrada de pessoas usando bermudas, shorts e chinelos nas dependências da FGV.

Disciplinas e Linhas de Pesquisa

As aulas iniciam no segundo semestre e o curso tem duração de 48 meses. Nos primeiros 8 trimestres letivos, os alunos devem obter 36 créditos (o equivalente a 18 disciplinas de 30 horas cada/ 2 créditos). Subsequentemente, o aluno deve obter a aprovação do Conceptual Paper (até o final do 8º trimestre letivo), submeter e apresentar uma proposta de tese (até o final do 12º trimestre letivo) e, finalmente, submeter e defender a tese (até o final do 16º trimestre). Os alunos devem também estar envolvidos em projetos de pesquisa com professores da Escola para aprimorar suas capacidades e curriculum.
Os doutorandos devem cursar as seguintes disciplinas:
•    Disciplinas de Métodos: Statistics IIA, Statistics IIB, e mais 4 disciplinas de Métodos (à escolha do aluno).
•    Disciplinas da Linha de Pesquisa: 7 disciplinas da linha de pesquisa (à escolha do aluno).
•    Disciplinas Eletivas: 4 disciplinas eletivas (que podem pertencer a outras linhas de pesquisa).
•    Graduate Seminar: I, II, III e IV  (equivalente a uma disciplina de 30 horas).
 
LINHAS DE PESQUISA
O Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração incluem quatro linhas de pesquisa:
a) Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão: Com foco nos processos de tomada de decisão dos agentes a nível individual, esta linha de pesquisa é constituída por um grupo interdisciplinar de professores, cujo principal objetivo consiste em compreender como os indivíduos tomam decisões em contextos relevantes para empresas e governos. Os tópicos discutidos nesta linha incluem, por exemplo, o comportamento do consumidor, o comportamento financeiro, e o comportamento dos gerentes e trabalhadores nas organizações.
b) Estratégia, Gestão e Organizações: Com foco nos processos no nível organizacional, esta linha de pesquisa busca compreender fenômenos de gestão em organizações tanto no âmbito público quanto no âmbito da gestão corporativa. Os tópicos discutidos nesta linha incluem teoria das organizações, estratégia competitiva, internacionalização, governança e controle, cultura organizacional e processos de gestão.
c) Finanças: Esta linha abrange uma série de disciplinas que proporcionam estudo aprofundado de questões fundamentais em Finanças Corporativas, Avaliação de Ativos, Sistema Bancário, Contabilidade e Tomada de Decisões Financeiras.
d) Instituições, Políticas e Governo: Com foco no nível institucional e no processo de formulação de políticas, esta linha abrange o estudo de instituições políticas, política pública e governo em uma perspectiva comparada. A questão fundamental abordada por esta linha é: “Como e quando instituições políticas afetam resultados relativos ao governo, formulação de políticas e políticas públicas?”. Utilizam-se ferramentas teóricas e metodológicas da economia política comparada para investigar o funcionamento de instituições políticas, sistemas políticos e o processo de formulação de políticas, assim como seu efeito nas políticas públicas e desempenho econômico.
Cada aluno deve seguir uma das linhas e pode cursar como eletivas, disciplinas das demais linhas oferecidas.

DISCIPLINAS por linha de pesquisa

Disciplinas Obrigatórias de Métodos (Mestrado e Doutorado)

Disciplina Horas Professor
Statistics IA 30h Rafael Goldszmidt
Statistics IB 30h Cesar Zucco Jr.
Qualitative Data Collection and Analysis 30h Greg Michener
Comparative and Historical Methods 30h Octavio Amorim
Advanced Qualitative Research Methods 30h Alketa Peci
Quantitative Methods 30h Gil Riela
Introduction to Efficiency Analysis in R 30h Peter Wanke

Disciplinas Obrigatórias de Métodos (Doutorado)

Disciplina Horas Professor
Statistics IIA 30h Lars Norden
Statistics IIB 30h José Fajardo
Advanced Survey Methods 30h Rafael Goldszmidt
Experimental Design & Analysis   30h Rafael Goldszmidt

DISCIPLINAS da Linha

Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão  (Mestrado e Doutorado)

A Linha de Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão consiste em um grupo interdisciplinar de professores cujo principal objetivo consiste em compreender como indivíduos tomam decisões em contextos relevantes para empresas e governos.

Coordenador da linha (Ishani Aggarwal )

Disciplina Horas Professor
Consumer Behavior 30h Eduardo Andrade
Organizational Behavior 30h Ishani Aggarwal
Financial Decision Making 30h Patrick Behr
Advanced Theories of Leadership 30h Filipe Sobral
Drug Policies & Behavior 30h Eduardo Andrade
Teams in Organizations 30h Ishani Aggarwal
Political Psychology and Behavioral Public Policy 30h Daniela Campello
Contemporary Issues in Accounting 30h Ricardo Lopes
Individuals in Organizations 30h Ishani Aggarwal

Estratégia, Gestão e Organizações (Mestrado e Doutorado) 

A linha de pesquisa de estratégia, gestão e organizações busca compreender fenômenos de gestão em organizações nos âmbitos público e de negócios. Os tópicos discutidos nesta linha de pesquisa incluem teoria das organizações, estratégia competitiva, internacionalização, governança e controle, cultura organizacional e processos de gestão.

Coordenador da linha (Olivier Bertrand)

Disciplina da Linha (Mestrado e Doutorado)

Disciplina Horas Professor
Machine Learning in Business Research 30h Fabio Caldieraro
Individuals in Organizations 30h Ishani Aggarwal
Innovation Management 30h Paulo Figueiredo
Global Strategy & International Management 30h Ronaldo Parente
Information and Organization 30h Luiz Antonio Joia
Teams in Organizations 30h Ishani Aggarwal
Organizational Theory 30h Alexandre Faria
Strategic Management 30h Olivier Bertrand
Organizational Behavior 30h Ishani Aggarwal
Advanced Theories of Leadership 30h Filipe Sobral
Business Economics 30h Fabio Caldieraro
Social Netwroks 30h Francisco Polidoro
Financial Institutions Management 30h Patrick Behr
     

Finanças (Mestrado e Doutorado)

A linha de Finanças abrange uma série de disciplinas que proporcionam estudo aprofundado de questões fundamentais em Economia Empresarial, Apreçamento de Ativos, Finanças Corporativas, Bancos e Tomada de Decisões Financeiras. Existem, também, disciplinas relacionadas aos principais métodos econométricos utilizados em finanças, além de workshops especializados e seminários de Pesquisa.

Coordenador da linha (Lars Norden)

Disciplina da Linha (Mestrado e Doutorado)

Disciplina Horas Professor
Machine Learning in Business Research 30h Fabio Caldieraro
Corporate Finance 30h Lars Norden
Asset Pricing 30h José Fajardo
Advanced Corporate Finance 30h Murillo Campello
Financial Decision Making 30h Patrick Behr
Financial Accounting & Analysis 30h Ricardo Cardoso
Financial Institutions Management 30h Patrick Behr
Business Economics 30h Fabio Caldieraro
Contemporary Issues in Accounting 30h Ricardo Cardoso

Instituições, Políticas e Governo (Mestrado e Doutorado) 

A linha de Instituições, Políticas e Governo abrange o estudo de instituições políticas, política pública e governo em uma perspectiva comparada. A questão fundamental abordada por esta linha é: como e quando instituições políticas afetam resultados relativos ao governo, formulação de políticas e políticas públicas? Utilizam-se ferramentas teóricas e metodológicas da economia política comparada para investigar o funcionamento de instituições políticas, sistemas políticos e o processo de formulação de políticas, assim como seu efeito nas políticas públicas e desempenho econômico.

Coordenador da linha (Carlos Pereira)

Disciplina da Linha (Mestrado e Doutorado)

Disciplina Horas Professor

Political Economy of Development

30h

José Antonio Puppim

Checks & Balances and Regulatory Policy

30h

Carlos Pereira

Comparative Politicial Institutions

30h

Cesar Zucco

Political Psychology and Behavioral Public Policy

30h

Daniela Campello

Sustainable Development: Concepts and Practice

30h

José Antonio Puppim

Transparency, Good Governance and Policy Evaluation

30h

Greg Michener

Drug Policies & Behavior

30h

Eduardo Andrade

Public Management

30h

Alketa Peci

Graduate Seminars

Todos os alunos de mestrado e de primeiro ano de doutorado devem cursar o Graduate Seminars I, II, III & IV. Para a programação dos seminários, pesquisadores são convidados a apresentar e discutir suas pesquisas recentes. Os Graduate Seminars ocorrem durante todo o ano letivo de acordo com a disponibilidade dos pesquisadores convidados.
 

Workshops

Além dessas eletivas, o programa oferece workshops - cursos intensivos de 15 horas ministrados por professores de renome de instituições nacionais e internacionais.

Valores

 

BOLSAS

O Programa oferece bolsas de estudo para manutenção dos alunos, que poderão ser fornecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou pela própria Fundação. O critério para concessão destas bolsas levará em consideração o bom desempenho do candidato no processo seletivo. As bolsas são renovadas anualmente com base no progresso dos alunos, seu desempenho e dedicação integral ao Programa.

Informações adicionais serão disponibilizadas para os aprovados no processo seletivo.

OPEN DAY:

Durante o processo seletivo, a coordenação do Doutorado Acadêmico promove o Open Day, uma sessão informativa, onde os candidatos interessados no curso têm a oportunidade de conhecer as instalações da Escola, os professores, os programas de pesquisa, além de obter informações mais detalhadas sobre o programa e trocar experiências com alunos e ex-alunos.

Informações em breve!