Master in Management

Apresentação

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 20/8 - A CONFIRMAR.

Em um mundo cada vez mais competitivo, muitos jovens profissionais enfrentam a dificuldade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos ao mundo real. O Master in Management oferecido pela FGV EBAPE é único no Brasil ao ajudar os recém-formados nesta transição. No curso, com duração relativamente curta somado a um programa intensivo, os estudantes desenvolvem habilidades que se destacam ao chegar ao mercado de trabalho.

O Master in Management é o passaporte para carreiras notáveis na área de administração. O programa oferece uma base sólida nas principais áreas de gestão com uma constante perspectiva internacional. Desta forma, os alunos fazem uma verdadeira imersão no fascinante mundo dos conhecimentos práticos e teóricos. 

O curso é oferecido em dois formatos:
1.    Formato regular: Aulas e teses de mestrado são realizadas na FGV EBAPE;
2.    Formato Dupla Titulação: As aulas são ministradas na FGV EBAPE e na Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (Católica-Lisbon School of Business and Economics – CLSBE), juntamente com a tese de mestrado.

Tudo isso é obtido com a combinação de competências interpessoais (soft skills) com aprendizado aplicado a partir de um projeto e uma metodologia baseada em cases (exemplos reais). O principal alicerce do curso é a expertise de um corpo docente altamente qualificado, multicultural e multidisciplinar. O inglês aqui é a primeira língua.

Considerando o que há de mais atraente no mercado de trabalho brasileiro e internacional atualmente, o programa obedece à duas premissas:
1.    Oferecer conhecimento aperfeiçoado e personalizado das principais áreas de gestão empresarial;
2.    Conceder um diploma de mestrado, oferecendo serviços de desenvolvimento profissional individual que aumentem significativamente as perspectivas de emprego.

Público-Alvo

Este programa é mais adequado aos seguintes candidatos:
1.    Estudantes prestes a obter ou já com diploma de graduação em qualquer área nos últimos 3 anos.
2.    Estudantes com pouca ou nenhuma experiência profissional relevante (3 anos ou menos).

 Oportunidade de Dupla Titulação
A Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (CLSBE) e a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), que contam atualmente com uma cooperação bem-sucedida na área de mobilidade estudantil, oferecem também a oportunidade de obtenção de um Diploma Duplo.

O Programa de Dupla Titulação da Católica-Lisbon-FGV EBAPE, ministrado totalmente em inglês, é aberto a alunos de pós-graduação, que passam 9 meses em Lisboa, na CLSBE, e outros 9 meses no Rio de Janeiro, na FGV EBAPE. A conclusão bem-sucedida do programa concederá ao estudante dois diplomas: o Mestrado Internacional em Gestão, com especialização em Marketing ou Estratégia e Consultoria pela CATÓLICA-LISBON, e um Mestrado em Administração pela FGV-Rio.

A imersão internacional adquirida com esta experiência será altamente valorizada pelos recrutadores e deverá aumentar o potencial para uma carreira internacional, uma vez que proporcionará aos participantes vivência internacional.

FGV EBAPE
A FGV EBAPE é certificada internacionalmente pela European Foundation for Management Development (EQUIS/EFMD) e pela Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), entidades internacionais responsáveis pela avaliação de escolas de administração. Esta acreditação só é concedida a instituições que cumprem os mais rigorosos padrões internacionais de qualidade de ensino e pesquisa.

A Escola também é certificada pela International Commission on Accreditation of Public Administration Education and Training (ICAPA), instituição responsável pela acreditação de programas de formação e educação em administração pública, em conformidade com as diretrizes emitidas pela Diretoria da International Association of Schools and Institutes of Administration (IASIA). 

    

 

A Universidade Católica Portuguesa (CATÓLICA-LISBON) é uma instituição autônoma de utilidade pública criada pela Congregação para a Educação Católica (Santa Sé) no âmbito da Concordata entre Portugal e o Vaticano, em 1967 e reconhecida pelo Estado Português em 1971. Seu principal objetivo é promover a cultura e fomentar a pesquisa e o ensino superior, entre outros.

Católica-Lisbon School of Business and Economics

Fundada há mais de 40 anos, a CATÓLICA-LISBON é a principal Escola de Economia e Gestão de Portugal. Com reputação de longa data pelo seu ensino inovador e pesquisa acadêmica rigorosa, a escola está fortemente comprometida com o rigor intelectual, o pensamento crítico e a excelência acadêmica.

A CATÓLICA-LISBON conta também com excelentes conexões no mundo corporativo e alto nível de envolvimento corporativo na Escola. Muitos ex-alunos da CATÓLICA-LISBON ocupam cargos de Diretores Executivos (CEO) ou são membros de conselhos executivos. A missão principal aqui é formar graduados de destaque para carreiras de alto nível nas áreas de Negócios e Economia.

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

As atividades são centradas na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, o que certamente os ajudará a se sentirem mais confiantes para enfrentar a concorrência.

Distribuídas ao longo do programa, visam promover o desenvolvimento de competências interpessoais juntamente com o aprendizado teórico proposto.

A seguir, algumas destas atividades:

Elaboração de Currículos

Atividades em Grupo:

  • Revisar a composição geral do que constitui um bom currículo – estrutura e conteúdo;
  • Ilustrar o que incluir e o que não incluir em um currículo padrão;
  • Análise crítica a partir de exemplos de currículos mal feitos;
  • Esboço coletivo: criar um currículo fictício.

Atividades Individuais:

  • Sessões individuais para crítica e revisão conjunta de currículos;

Carta de apresentação/workshops de redação

Atividades em Grupo:

  • Revisar a composição geral de uma carta de apresentação padrão;
  • Estruturação e conteúdo específico de cartas de apresentação;
  • Trabalhar nas habilidades de redação básicas e formais necessárias para a sobrevivência diária – com foco no inglês comercial.

Atividades Individuais:

  • Sessões individuais para crítica e revisão conjunta de cartas de apresentação.

Elaborar um perfil no LinkedIn

Atividades em Grupo:

  • O que fazer e o que não fazer no LinkedIn?
  • Explorar o site – como usá-lo;
  • Dinâmica de grupo – elaboração de um perfil fictício no LinkedIn (criação coletiva).

Entrevista (Conversa/Simulações)

Atividades em Grupo:

  • Revisar a dinâmica de uma entrevista – que tipos de perguntas são normalmente feitas e quais são seus propósitos;
  • Compreender melhor a entrevista a partir de uma perspectiva de “desastre”;
  • Trabalhar na estrutura de fala específica (formato de perguntas e respostas);
  • Entrevista/dinâmica de grupo simulado (abertura de emprego fictício);
  • Perguntas da entrevista e o propósito por trás das mesmas.

Atividades Individuais:

  • Simulação de entrevista – pessoalmente e via Skype.

**Palestrante convidado: Profissionais de RH para dar um tom mais operacional/prático.

PROCESSO SELETIVO

Quem estamos procurando?
Candidatos que estão prestes a obter ou que obtiveram o bacharelado nos últimos 3 (três) anos em qualquer área e com menos de 3 (três) anos de experiência profissional.

Para se candidatar ao programa de Master in Management, os candidatos devem se inscrever pelo sistema online, pagar a taxa de inscrição e fazer o upload dos documentos:

Quais são os documentos necessários?

  1. Documento de identificação;
  2. Passaporte (candidatos estrangeiros);
  3. Diploma de graduação de uma universidade credenciada (para diplomas concedidos internacionalmente, os diplomas devem ser apostilados com tradução juramentada para o português);
  4. Histórico escolar da graduação (para diplomas concedidos internacionalmente, os históricos devem ser apostilados com tradução juramentada para o português);
  5. TOEFL (90 pontos) ou IELTS (6,5 pontos) com validade de até 2 anos. Alunos com graduação em programas de língua inglesa estão isentos deste requisito;
  6. GMAT (validade de 3 anos), GRE (validade de 3 anos), ANPAD (validade de 2 anos) ou ANPEC (validade de 2 anos) (sem pontuação mínima) – altamente recomendados;
  7. Carta de intenção (inglês); e
  8. Currículo atualizado (inglês).

Quais são as etapas?
Nosso processo de seleção inclui 3 etapas principais:

  1. Análise documental;
  2. Entrevistas presenciais (para estudantes de fora do Rio de Janeiro, as entrevistas podem ser feitas via Skype);
  3. Resultados.
CORPO DOCENTE

Todos os docentes da FGV EBAPE possuem doutorado e são reconhecidos internacionalmente por seu alto nível de excelência acadêmica. Nossos professores também coordenam projetos que são referência para a produção científica e tecnológica.

Além da tradicional abordagem expositiva, nosso corpo docente utiliza uma variedade de abordagens pedagógicas que proporcionam aos alunos uma experiência única. O ensino e as simulações com base em problemas são apenas alguns dos meios usados ​​nas aulas para dar aos alunos um nível de educação internacional.

Professores Titulares
Eduardo B. Andrade
Luiz Antonio Joia
Paulo N. Figueiredo
Lars Norden
Olivier Bertrand

Professores Associados
Alketa Peci
Daniela Campello
Fabio Caldieraro
Filipe Sobral
Patrick Behr

Professores Adjuntos
Alvaro Bruno Cyrino
Helio Arthur Reis Irigaray
Marco Tulio Zanini
Ricardo Lopes Cardoso

Professores Assistentes
Ishani Aggarwal
Rafael Guilherme Burstein Goldszmidt
Robert Gregory Michener 
Lattes

Professor Auxiliar
Yuna Fontoura

Nomeação Conjunta
Peter Wanke

Meio Período
Jose Mauro Gonçalves Nunes
Sami Hisham (Leal) Fouad

Coordenador
Prof. Olivier Bertrand

 

CONTATO

Responsável do Programa
Thassia Silva
Telefone: + 55 21 3083-2728

ESCRITÓRIO DE ADMISSÃO
Danusa Vasconcellos
Telefone: + 55 21 3083-2754