Mestrado Profissional em Administração Pública

Apresentação

Para atender a crescente demanda caracterizada pela forte atuação profissional em segmentos do setor público brasileiro, a FGV EBAPE lançou, em 2012, o Mestrado em Administração Pública (MAP), na modalidade profissional. Trata-se de uma pós-graduação Stricto Sensu, pautada nas diretrizes da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Portaria 080/98) -, que permite ao mestrando a possibilidade de conciliá-lo com sua atividade profissional e de transferir conhecimentos para as organizações públicas e a sociedade.

O objetivo do curso é formar lideranças no setor público brasileiro, possibilitando aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência em administração pública, bem como avançar na carreira acadêmica.

O Mestrado em Administração Pública será voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da Administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo.

O MAP apresenta duas modalidades de turmas:

Turma Regular:

O curso é oferecido no período noturno e concluído em 22 meses, com aprovação e defesa do Trabalho Final do Curso. As aulas têm início em fevereiro de cada ano, e sua estrutura curricular é dividida em trimestres.

Turma Intensiva:

A modalidade tem a mesma estrutura curricular da Turma Regular, com exceção do calendário. Neste caso, as disciplinas são ministradas em módulos concentrados com duração de uma semana, e intervalos de, aproximadamente, seis semanas. As aulas têm início em agosto de cada ano e é uma oportunidade para as pessoas que residem e trabalham fora da cidade do Rio de Janeiro. A duração do curso é de 22 meses. Total de semanas: 12.

AVALIAÇÃO DA CAPES

A avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG. Esse sistema de avaliação serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os Mestrados e Doutorados nacionais.

Avaliação da CAPES: Criado em 2012, o Mestrado Profissional em Administração Pública recebeu o conceito 4 pela CAPES, nota mais alta alcançada por um programa Stricto Sensu em sua primeira avaliação.

Qualidade Internacionalmente Reconhecida

A FGV EBAPE possui selos de qualidade conferidos pelas mais importantes instituições do campo da administração no mundo.
As acreditações conferem às instituições de ensino de administração e negócios, certificação internacional de excelência aos programas oferecidos. A FGV EBAPE conquistou três selos das principais acreditadoras mundiais:
1.    AACSB (The Association to Advance Collegiate Schools of Business)
2.    EQUIS/EFMD (European Foundation for Manaemente Development)
3.    ICAPA (International Commision on Accreditation of Public Administration Education and Training).

  

LINHAS DE ATUAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS

Políticas Públicas

A linha de pesquisa de Políticas Públicas busca analisar os ciclos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas públicos e os efeitos que as instituições e os sistemas políticos exercem nestes processos. Inclui as novas abordagens em políticas públicas: intersetorialidade, redes sociais e transversalidade. Privilegia análises empíricas em áreas como políticas sociais, inovação tecnológica, segurança pública, meio ambiente e sustentabilidade, finanças públicas, população e cidadania. A orientação para o desenvolvimento está presente nas disciplinas relacionadas com as políticas sociais, econômicas e culturais.

Governança e Administração Pública

A linha de pesquisa de Governança e Administração Pública busca compreender a dinâmica da administração, a partir de um enfoque intra e interorganizacional. As dimensões intraorganizacionais abordam temas como orçamento, planejamento, análises governamentais e organizacionais, inovação e governança de organizações públicas, privilegiando a contextualização das especificidades brasileiras. O enfoque da governança faz-se presente no estudo da dinâmica das relações Estado-Sociedade, focando na gestão social e novas formas de provisão e gestão dos serviços públicos, via parcerias com o setor privado ou terceiro setor, assim como administração e desenvolvimento.

INTERCÂMBIO

A FGV EBAPE possui uma estratégia de internacionalização que visa consolidar sua posição no ambiente global como um centro de renome internacional de excelência em ensino e pesquisa de qualidade na área de administração.

Para isso, disponibiliza diversos Programas de Intercâmbio de curta e média duração, onde o aluno tem a chance de estudar no exterior durante a vigência de seu curso, nas melhores escolas de administração da rede de parcerias da FGV/EBAPE.

Com estes programas os alunos intercambistas podem cursar disciplinas equivalentes as do MAP no exterior - sem custos adicionais na mensalidade* - e que em seu retorno serão incluídas no histórico escolar.

Os módulos internacionais são desenvolvidos pelo setor de Relações Internacionais da FGV EBAPE, que administra os convênios internacionais e apoia os alunos que desejam obter uma experiência internacional. Mais informações, ACESSE.

Tipos de Módulos:
Short Programs: 5 (cinco), 15 (quinze) ou 30 (trinta) dias
Convencionais: 3 (três) ou 6 (seis) meses
 

Os cursos de mestrados da FGV/EBAPE possuem também o programa Visiting Professor. Esta atividade recebe professores de universidades estrangeiras conveniadas à Escola para seminários, oficinas, palestras e disciplinas que são ofertadas aos alunos na própria Escola. 

* Os gastos com passagens aéreas, hospedagem, deslocamento, alimentação e despesas pessoais serão de responsabilidade do aluno.

Processo seletivo

ACOMPANHE SUA INSCRIÇÃO

CALENDÁRIO 2020

1ª FASE 
Período de Inscrição**  Até 01/11/19, às 18h
Formalização de Inscrição: (upload os documentos)  Até 01/11/19, às 18h
Provas escritas: 10/11/19
Divulgação do Gabarito  12/11/19
Resultado da 1ª Fase e Convocação para Entrevista

 25/11/19

   
2ª FASE
Entrevistas: 02 a 06/12/19
Resultado Final: 11/12/2019
Upload dos documentos para a matrícula 16/12/19 a 15/01/20
Período de matrículas: 16 /12/19 a 16/01/20
Início das aulas: 03/02/2020

**Errata - clique aqui para acessar

Acesse o Regulamento do Curso

Acesse o edital de seleção

O processo seletivo para o ingresso na Turma Regular do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública ocorre anualmente, no 2º semestre. A seleção consistirá de: provas escritas (matemática, inglês e redação), análise curricular e entrevista com o candidato.

O candidato poderá também apresentar o resultado do teste: Anpad, válido, em substituição as provas aplicadas pela Escola, salvo a prova de redação que é obrigatória. 

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição. Para isso, ele deverá se cadastrar no sistema (disponível a partir de 01 de Agosto) e informar seus dados pessoais para geração do Boleto Bancário. A inscrição será formalizada mediante ao upload da documentação abaixo, na página de inscrição do Processo Seletivo:

•   Documento de Identidade; 
•   Passaporte (candidatos estrangeiros); 
•   Currículo Lattes/CNPq anexando cópias dos trabalhos mais relevantes, quando houver (opcional); 
•   Curriculum Vitae; 
•   Diploma de Graduação. Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do Diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada; 
•   Candidatos em Fase de conclusão de curso de Graduação poderão apresentar, para inscrição ao Processo Seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso (emitida há menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatória a apresentação do Diploma ou Declaração contendo a data de colação de grau; 
•   Classificação e nota no Teste ANPAD dentro do período de validade (opcional); 
•   Formulário de Solicitação de Nome Social 
•   Laudo Médico (Pessoas com Deficiência)

Informações Complementares:

1.   Todos os documentos e demais materiais deverão ser digitalizados, salvos no formato “PDF” e anexados à Ficha de Inscrição.
2.   O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB.
3.   Não serão aceitas fotos de documentos e dos materiais.
4.   Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: identidade, passaporte, Diploma etc.).
5.   Os candidatos deverão consultar o status da documentação enviada através do site www.fgv.br/processoseletivo/MPAP , no menu Visão Geral, no link Acompanhe sua Inscrição. Os documentos serão verificados no prazo de 3 (três) dias úteis.
6.   O candidato tem opção de realizar a prova escrita na FGV EBAPE (Rio de Janeiro) e Unidade FGV Brasília.

Taxa de Inscrição no Processo Seletivo:
R$ 120,00(cento e vinte reais) para boletos emitidos de 29/07 a 13/09/19 até às 18h.
R$ 150,00(cento e cinquenta reais) para boletos emitidos após às 18h do dia 13/09/19 a 28/10/2019, até às 18h.
A taxa de inscrição do Processo Seletivo poderá ser paga com cartão de crédito, em agências bancárias ou via internet até o horário limite de pagamento estabelecido pelo banco.

Obs: a FGV possui regras bem rígidas quanto aos vestuários das pessoas que transitam em suas instalações. Não será permitida a entrada de pessoas vestindo shorts, bermuda, minissaias e/ou sandálias havaianas.

Open Day - Palestra de Apresentação do Curso

Durante o processo seletivo, a coordenação do MAP promove o Open Day, uma sessão informativa, onde os candidatos interessados no curso têm a oportunidade de conhecer as instalações da Escola, os professores, os programas de pesquisa, além de obter informações mais detalhadas sobre o programa e trocar experiências com alunos e ex-alunos.
Inscreva-se

Valores

O pagamento pode ser efetuado por meio de parcelas ou à vista.

Turma Regular 2020 Parcelas mensais  Valor Total
À vista   R$ 69.796,00
4 parcelas R$ 17.888,00 R$ 71.552,00
16 parcelas R$ 4.743,00 R$ 75.888,00
24 parcelas R$ 3.286,00 R$ 78.864,00

DESCONTO PARA EGRESSO
AOS ALUNOS EGRESSOS DOS PROGRAMAS PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU, NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO, DA FGV SERÁ CONCEDIDO 10% (DEZ POR CENTO) DE DESCONTO.

Turma Regular 2020 Parcelas mensais  Valor Total
À vista   R$ 62.816,40
4 parcelas R$ 16.099,20 R$ 64.396,80
16 parcelas R$ 4.268,70 R$ 68.299,20
24 parcelas R$ 2.957,40 R$ 70.977,60

PARA A OBTENÇÃO DO DESCONTO FAR-SE-Á NECESSÁRIO A APRESENTAÇÃO, OBRIGATORIAMENTE, NO ATO DA MATRÍCULA, DE CÓPIA DO CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO (FRENTE/VERSO) OU DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO EMITIDA HÁ MENOS DE 6 (SEIS) MESES.

BOLSA DE ESTUDO: NÃO HÁ CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA OS MESTRADOS PROFISSIONAIS DA EBAPE.

 

 

Corpo docente
  • Alketa Peci – Doutora pela FGV/EBAPE
  • Armando Cunha - Doutor pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa/Portugal
  • Bernardo Farjado – Doutor pela FGV/EBAPE
  • Carla Danielle Monteiro Soares – Doutora pela FGV/EBAPE 
  • Carlos Pereira – Ph.D. pela University of Oxford
  • Cesar Zucco – Ph.D. pela University of California (UCLA)
  • Daniela Campello – Ph.D. pela University of California (UCLA)
  • Diego de Faveri – Doutor pela FGV/EBAPE
  • Edson Kenji Kondo - Ph.D. pela Harvard University
  • Fátima Bayma – Doutora pela UFRJ
  • Francisco Gaetani – Doutor pela London School of Economics and Political Science (LSE)
  • Hélio Arthur Irigaray – Doutor pela FGV/EAESP
  • Humberto Falcão Martins – Doutor pela FGV/EBAPE
  • Joaquim Rubens – Doutor pela FGV/EBAPE
  • José Henrique Paim – Notório Saber pela UFRGS
  • Kaizô Beltrão – Doutor pela Princeton University
  • Luiz Antonio Joia – Doutor pela COPPE/UFRJ
  • Octavio Amorim Neto – Doutor pelo University of California (UCSD)
  • Paulo Motta – Ph.D. pela University of North Carolina (UNC)
  • Ricardo Lopes Cardoso – Doutor pela FEA-USP
  • Robert Gregory Michener – Doutor pela Universidade do Texas
  • Roberto Pimenta- Doutor pela FGV/EBAPE
  • Yuna Fontoura – Doutora pela FGV/EBAPE 

Professores Colaboradores

  • Claudia Costin – Mestrado em Economia à Administração pela EAESP
  • Fernando Tenório – Doutor pela UFRJ
  • Flávio Alcoforado – Doutor pela EAESP
  • Henrique Guilherme Carlos Heidtmann Neto – Doutor pela FGV-EAESP 
  • Joana Monteiro - Diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Alberto dos Santos - Assessor Especial do Senador José Pimentel (PT-CE)

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Coordenador Acadêmico
Prof. Francisco Gaetani 

Coordenador Adjunto
Prof. Roberto da Costa Pimenta

Disciplinas

Estrutura Curricular

A estrutura curricular é baseada em: quatro disciplinas obrigatórias; sete disciplinas eletivas; uma disciplina de Intervenção/Orientação Profissional; cada uma valendo dois créditos.

Totais de crédito para titulação:

  • Disciplinas: 24 (vinte e quatro) créditos;
  • Dissertação: 11 (onze) créditos;
  • Referência: 1 (um) crédito = 15h;
  • Total: 35 (trinta e cinco) créditos.

Prazo de conclusão do programa: 22 (vinte e dois) meses, incluindo a aprovação e defesa pública do trabalho final de conclusão do curso.

Turma Regular:

  • Aulas presenciais: Estrutura curricular dividida em trimestres com aulas semanais;
  • Período: noturno - 18h30 às 21h45;
  • Duração total do curso: 22 meses;
  • Início do processo seletivo: 2º semestre;
  • Diploma obtido ao fim do curso: Mestre em Administração Pública.

Turma Intensiva:

  • Aulas presenciais: módulos de 12 semanas;
  • Intervalo entre os encontros presenciais: aproximadamente seis semanas;
  • Período: integral - 9h às 12h – 14h às 17h;
  • Duração total do curso: 22 meses;
  • Início do processo seletivo: 1º semestre;
  • Diploma obtido no final do curso: Mestre em Administração Pública.

Defesa do Trabalho Final do Curso

Para concluir o programa, o aluno deverá elaborar um trabalho final que poderá assumir a forma de uma dissertação, surgindo de pesquisa de campo realizada pelo próprio aluno, sob orientação do professor acadêmico. O trabalho final será elaborado de acordo com um dos seguintes formatos:

a) dissertação;

b) estudo aprofundado de caso;

c) relatório de diagnóstico e análise.

O trabalho final deverá ser defendido perante uma banca pública composta de três professores doutores, sendo um deles o próprio orientador do corpo permanente do MAP, um professor convidado da instituição e um externo à FGV/EBAPE.

Para realizar a defesa e concluir o curso, o aluno deverá ter o seu projeto de trabalho final de curso aprovado e ter completado os 26 (vinte e seis) créditos necessários e obtido, no mínimo, média final 7,0 (sete), considerando-se o conjunto completo de disciplinas cursadas (obrigatórias e eletivas).

Após os procedimentos acima, o aluno poderá solicitar seu diploma de conclusão do Mestrado.

Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias Linhas de Atuação Científico-Tecnológicas
Políticas Públicas Políticas Públicas
Teorias da Administração Pública Governança e Administração Pública
Governo, Estado e Sociedade Políticas Públicas & Governança e Administração Pública
Metodologia de Pesquisa Políticas Públicas & Governança e Administração Pública
Disciplinas de Orientação Metodológica Característica
Metodologia de Pesquisa Obrigatória
Métodos quantitativos aplicados à tomada de decisão no Setor Público Eletiva

Disciplinas Eletivas Substantivas (Oito disciplinas a serem escolhidas)

Linha de atuação: Governança e Administração Pública
Orçamento no Setor Público
Análise de Organizações e Políticas Públicas – AOPP
Organizações, Diversidade e Relações de Trabalho
Gestão e Controle Social
Ética e Cultura
Estrutura e Processos em Organizações Públicas
Estudo Aprofundado de Caso – EAC
Estratégia de Ensino
Laboratório de Administração & Políticas Públicas I
Governança de Organizações Pública e do Terceiro Setor
Planejamento de Organizações Públicas
Métodos de Estudo de Caso
Administração & Desenvolvimento
Contabilidade Financeira no Setor Público
Redes em Administração Pública
Sistema Político Brasileiro: Instituições e Políticas Públicas
Governança para Resultados
Governança Colaborativa
Linha de Atuação: Políticas Públicas
Desigualdade, Pobreza e Política
Análise de Organizações e Políticas Públicas – AOPP
Estudo Aprofundado de Caso – EAC
Economia Política da América Latina
Políticas Regulatórias
Políticas Públicas e População
Políticas de Defesa e Organizações Militares
Laboratório de Administração & Políticas Públicas II
Desenho de Políticas Públicas baseado em Evidências
Métodos Quantitativos Aplicados à Tomada de Decisão no Setor Público
Políticas Públicas, Meio ambiente e Sustentabilidade
Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade
Política Brasileira: Política Social
Boa Governança e Transparência Pública

* As disciplinas eletivas serão oferecidas de acordo com a disponibilidade do corpo docente e o número de alunos interessados.

Disciplinas de Intervenção / Orientação Profissional (obrigatório a escolha de uma.)
Estudo Aprofundado de Caso (EAC)
Análise de Organizações e Políticas Públicas (AOPP)
Contato

Supervisão Acadêmica
Roberta Guimarães

Analista Acadêmico
Ana Carolina Araujo

(21) 3083-2722 / 2723
Praia de Botafogo, 190 – 5º andar
Botafogo - Rio de Janeiro