Doutorado em História, Política e Bens Culturais

Ao criar um mestrado acadêmico e um doutorado em história, o CPDOC apostou na formação de profissionais capazes tanto de produzir conhecimento, como de formar novos produtores de conhecimento, a partir de um diálogo intenso com as ciências sociais. A criação dos cursos foi orientada pela perspectiva de ampliar e diversificar o escopo da pós-graduação em história, e não de competir com programas tradicionais que conformam a oferta de cursos em nível regional. Sua ênfase temática em história política, privilegiando o recorte do Brasil Republicano, aliada a uma preocupação analítica com bens culturais e, mais recentemente, com os desafios urbanos e as relações internacionais, fazem dos cursos um caso singular. Essa particularidade se intensifica com a força que neles tem a interdisciplinaridade, o que se justifica pela visão que orienta a proposta do CPDOC desde o seu início, ou seja, a de que o dinamismo atual da história se deve, em larga medida, ao diálogo que ela soube promover com as ciências sociais.

Os cursos de mestrado acadêmico e doutorado do CPDOC são isentos de mensalidades e o Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPPHPBC) vem aumentando o número de bolsas de estudo concedidas por agências de fomento, o que indica seu reconhecimento. Em 2015, no âmbito do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup/Capes), recebemos cinco bolsas de doutorado e três de mestrado. No âmbito do CNPq, mais duas bolsas de mestrado são destinadas a alunos do Programa. Além destas bolsas regulares, alguns alunos recebem bolsas de estudo vinculadas a projetos de pesquisa desenvolvidos por professores do Programa.

Os últimos anos têm sido marcados pela consolidação do processo de internacionalização do PPHPBC. Esse esforço se traduz, de maneira mais geral e permanente, no estabelecimento de convênios com instituições estrangeiras de pesquisa e ensino no âmbito dos quais se desenvolvem diferentes iniciativas: projetos de pesquisa colaborativos, mobilidade de professores e alunos, promoção de eventos conjuntos e publicações. Os convênios estabelecidos são divulgados no Portal do CPDOC. Em 2018, a FGV foi contemplada com o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Capes, com vigência de três anos, a fim de aprofundar o processo de internacionalização da instituição, por meio de mobilidade estrangeira de estudantes e pesquisadores, concessão de bolsas de Doutorado sanduíche, parcerias com universidades estrangeiras, entre outras ações. Para mais informações, consultar o https://cpdoc.fgv.br/pos/mad/historico.

Diante da permanência de um cenário incerto quanto ao futuro da pandemia de COVID-19, em 2022 as disciplinas da Pós-Graduação serão oferecidas em formato remoto. Havendo possibilidade de retornar ao ensino híbrido (remoto e presencial), o PPHPBC buscará criar condições que mantenham a segurança sanitária de professores, funcionários e alunos. Não haverá, contudo, em 2022, exigência de presença física nas aulas, caso elas ocorram de modo híbrido.

Seleção para 2022: Calendário e edital

ETAPA

ttps://cpdoc.fgv.br/pos/mad/selecao2022

Formalização de Inscrição

(upload de documentos)

16/08 a 29/10/21 até 18h

Envio de laudo médico (candidatos com deficiência) e Formulário de inclusão de Nome Social (Identidade de Gênero)

daniela.aires@fgv.br

Divulgação da lista de inscrições homologadas

18/11/21

ttps://cpdoc.fgv.br/pos/mad/selecao2022

Divulgação dos Aprovados no Exame do Projeto de Pesquisa e do Memorial e Classificados para Entrevista

25/11/21

29 e 30/11/21

Prova de Idioma

08/12/21

Divulgação do Resultado Final

15/12/21

Pré-Matrícula (upload de documentos)

17/01 a 11/02/22

www.fgv.br/processoseletivo

Matrícula (envio de documentos autenticados por sedex)

17/01 a 12/02/22

FGV SRA

Cancelamento de Matrícula

Até 24/02/22

FGV SRA

Início das Aulas

07/03/22

FGV CPDOC

ACESSE AQUI o edital do processo seletivo.

ERRATA do edital.

Webinar - Palestra de Apresentação do curso

Durante o processo seletivo , a coordenação do Programa promove a Palestra de Apresentação dos Cursos de Pós-Graduação FGV CPDOC, uma sessão informativa onde os candidatos interessados nos cursos têm a oportunidade de conhecer os professores, as linhas de pesquisa, os projetos desenvolvidos, além de obter informações mais detalhadas sobre o Mestrado e Doutorado Acadêmicos em História, Política e Bens Culturais e o Mestrado e Doutorado Profissionais em Bens Culturais e Projetos Sociais.

Informações em breve.

Todos os alunos aprovados na seleção para o Doutorado Acadêmico terão isenção de mensalidades e taxas.

Disciplinas e Linhas de Pesquisa

Os alunos devem cursar três disciplinas, sendo uma obrigatória e duas optativas, e cinco seminários de pesquisa, que podem corresponder a seminários de acompanhamento da elaboração da tese, a cargo dos orientadores. Para os alunos que não têm formação na área de História, a disciplina História e Teoria Social, obrigatória para o mestrado, é fortemente recomendada.

Abaixo seguem algumas das disciplinas oferecidas na grade do Doutorado. As disciplinas podem sofrer alterações.

• Esporte, cultura e sociedade
  • Estudos do político e da política
  • Métodos Qualitativos em Estudos Militares
  • Cinema e Escritas da História