Doutorado em História, Política e Bens Culturais

Ao criar um mestrado acadêmico e um doutorado em história, o CPDOC apostou na formação de profissionais capazes tanto de produzir conhecimento, como de formar novos produtores de conhecimento, a partir de um diálogo intenso com as ciências sociais. A criação dos cursos foi orientada pela perspectiva de ampliar e diversificar o escopo da pós-graduação em história, e não de competir com programas tradicionais que conformam a oferta de cursos em nível regional. Sua ênfase temática em história política, privilegiando o recorte do Brasil Republicano, aliada a uma preocupação analítica com bens culturais e, mais recentemente, com os desafios urbanos e as relações internacionais, fazem dos cursos um caso singular. Essa particularidade se intensifica com a força que neles tem a interdisciplinaridade, o que se justifica pela visão que orienta a proposta do CPDOC desde o seu início, ou seja, a de que o dinamismo atual da história se deve, em larga medida, ao diálogo que ela soube promover com as ciências sociais.

Os cursos de mestrado acadêmico e doutorado do CPDOC são isentos de mensalidades e o Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPPHPBC) vem aumentando o número de bolsas de estudo concedidas por agências de fomento, o que indica seu reconhecimento. Em 2015, no âmbito do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup/Capes), recebemos cinco bolsas de doutorado e três de mestrado. No âmbito do CNPq, mais duas bolsas de mestrado são destinadas a alunos do Programa. Além destas bolsas regulares, alguns alunos recebem bolsas de estudo vinculadas a projetos de pesquisa desenvolvidos por professores do Programa.

Os últimos anos têm sido marcados pela consolidação do processo de internacionalização do PPHPBC. Esse esforço se traduz, de maneira mais geral e permanente, no estabelecimento de convênios com instituições estrangeiras de pesquisa e ensino no âmbito dos quais se desenvolvem diferentes iniciativas: projetos de pesquisa colaborativos, mobilidade de professores e alunos, promoção de eventos conjuntos e publicações. Os convênios estabelecidos são divulgados no Portal do CPDOC. Em 2018, a FGV foi contemplada com o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Capes, com vigência de três anos, a fim de aprofundar o processo de internacionalização da instituição, por meio de mobilidade estrangeira de estudantes e pesquisadores, concessão de bolsas de Doutorado sanduíche, parcerias com universidades estrangeiras, entre outras ações. Para mais informações, consultar o https://cpdoc.fgv.br/pos/mad/historico.

Diante das incertezas do atual cenário da pandemia, e para facilitar o planejamento dos candidatos e futuros alunos, todos os cursos obrigatórios do Doutorado Acadêmico serão oferecidos de forma online (ao vivo) em 2021.

Seleção para 2021: Calendário e edital

ETAPA

Formalização de Inscrição

(upload de documentos)

11/08 a 03/11/20 até 18h

Envio de laudo médico (candidatos com deficiência) e Formulário de inclusão de Nome Social (Identidade de Gênero)

11/08 a 03/11/20 até 18h

Divulgação da lista de inscrições homologadas

16/11/20

Divulgação da lista de candidatos aprovados para a entrevista

23/11/20

25, 26, 27 e 30/11/20

Divulgação do Resultado Final

16/12/20

Agendamento de Matrícula

18/01 a 11/02/21

www.fgv.br/processoseletivo

18/01 a 12/02/21

FGV SRA

Cancelamento de Matrícula

Até 02/03/21

FGV SRA

Início das Aulas

08/03/21

FGV CPDOC

ERRATA: ACESSE AQUI a errata do edital do processo seletivo.

ACESSE AQUI o edital do processo seletivo.

Taxa de Inscrição:

• R$ 50,00 (cinquenta reais) para boletos emitidos até as 18h do período estabelecido no Cronograma (anexo I).
Webinar - Palestra de Apresentação do curso

Durante o processo seletivo , a coordenação do Programa promove a Palestra de Apresentação dos Cursos de Pós-Graduação FGV CPDOC, uma sessão informativa onde os candidatos interessados nos cursos têm a oportunidade de conhecer os professores, as linhas de pesquisa, os projetos desenvolvidos, além de obter informações mais detalhadas sobre o Mestrado e Doutorado Acadêmicos em História, Política e Bens Culturais e o Mestrado e Doutorado Profissionais em Bens Culturais e Projetos Sociais.

O encontro será conduzido pela coordenadora da Pós-graduação Angela Moreira com alguns convidasdos:

Celso Castro - Diretor e Professor do CPDOC
Jaqueline Zulini - Professora do CPDOC
Martina Spohr - Professora do CPDOC
Thais Blank - Professora do CPDOC

Dia: 28/09
Via Zoom
Clique aqui e inscreva-se

Todos os alunos aprovados na seleção para o Doutorado Acadêmico terão isenção de mensalidades e taxas.

Disciplinas e Linhas de Pesquisa

Os alunos devem cursar três disciplinas, sendo uma obrigatória e duas optativas, e cinco seminários de pesquisa, que podem corresponder a seminários de acompanhamento da elaboração da tese, a cargo dos orientadores. Para os alunos que não têm formação na área de História, a disciplina História e Teoria Social, obrigatória para o mestrado, é fortemente recomendada.

Abaixo seguem algumas das disciplinas oferecidas na grade do Doutorado. As disciplinas podem sofrer alterações.

• Esporte, cultura e sociedade
  • Estudos do político e da política
  • Métodos Qualitativos em Estudos Militares
  • Cinema e Escritas da História