Doutorado em História, Política e Bens Culturais

Apresentação

Ao criar um mestrado acadêmico e um doutorado em história, o CPDOC apostou na formação de profissionais capazes tanto de produzir conhecimento, como de formar novos produtores de conhecimento, a partir de um diálogo intenso com as ciências sociais. A criação dos cursos foi orientada pela perspectiva de ampliar e diversificar o escopo da pós-graduação em história, e não de competir com programas tradicionais que conformam a oferta de cursos em nível regional. Sua ênfase temática em história política, privilegiando o recorte do Brasil Republicano, aliada a uma preocupação analítica com bens culturais e, mais recentemente, com os desafios urbanos e as relações internacionais, fazem dos cursos um caso singular. Essa particularidade se intensifica com a força que neles tem a interdisciplinaridade, o que se justifica pela visão que orienta a proposta do CPDOC desde o seu início, ou seja, a de que o dinamismo atual da história se deve, em larga medida, ao diálogo que ela soube promover com as ciências sociais.

Os cursos de mestrado acadêmico e doutorado do CPDOC são isentos de mensalidades e o Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPPHPBC) vem aumentando o número de bolsas de estudo concedidas por agências de fomento, o que indica seu reconhecimento. Em 2015, no âmbito do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup/Capes), recebemos cinco bolsas de doutorado e três de mestrado. No âmbito do CNPq, mais duas bolsas de mestrado são destinadas a alunos do Programa. Além destas bolsas regulares, alguns alunos recebem bolsas de estudo vinculadas a projetos de pesquisa desenvolvidos por professores do Programa.

Os últimos anos têm sido marcados pela consolidação do processo de internacionalização do PPHPBC. Esse esforço se traduz, de maneira mais geral e permanente, no estabelecimento de convênios com instituições estrangeiras de pesquisa e ensino no âmbito dos quais se desenvolvem diferentes iniciativas: projetos de pesquisa colaborativos, mobilidade de professores e alunos, promoção de eventos conjuntos e publicações. Os convênios estabelecidos são divulgados no Portal do CPDOC. Em 2018, a FGV foi contemplada com o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Capes, com vigência de três anos, a fim de aprofundar o processo de internacionalização da instituição, por meio de mobilidade estrangeira de estudantes e pesquisadores, concessão de bolsas de Doutorado sanduíche, parcerias com universidades estrangeiras, entre outras ações. Para mais informações, consultar o https://cpdoc.fgv.br/pos/mad/historico.

Processo Seletivo

ACOMPANHE SUA INSCRIÇÃO

Seleção para 2020: Calendário e edital:
 

ETAPA DATA
Inscrições 29/07 a 01/11/2019
Formalização de Inscrição (upload de documentos) 29/07 a 01/11/2019
Divulgação da lista de inscrições homologadas 13/11/2019
Divulgação da lista de candidatos aprovados para a entrevista 19/11/2019
Entrevistas 25/11 a 27/11/2019
Divulgação dos candidatos aprovados na entrevista 29/11/2019
Prova de Idiomas 04/12/2019
Divulgação do Resultado Final 11/12/2019
Agendamento de Matrícula 13/01 a 06/02/2020
Matrícula 13/01 a 07/02/2020
Cancelamento de Matrícula Até 02/03/2020
Início das Aulas 09/03/2020
 

ACESSE AQUI o edital do processo seletivo. 

Taxa de Inscrição:
· R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais) para boletos emitidos até as 18h do período estabelecido no Cronograma (anexo I).
 O pagamento poderá ser realizado com cartão de crédito, em agências bancárias ou via internet, até o horário limite de pagamento estabelecido pelo banco.

Valores

Todos os alunos aprovados na seleção para o Doutorado Acadêmico terão isenção de mensalidades e taxas.

Disciplinas e Linhas de Pesquisa

Os alunos devem cursar três disciplinas e cinco seminários de pesquisa, que podem corresponder a disciplinas optativas ou a seminários de acompanhamento da elaboração da tese, a cargo dos orientadores. Para os alunos que não têm formação na área de História, a disciplina História e Teoria Social, obrigatória para o mestrado, é fortemente recomendada.
Abaixo seguem algumas das disciplinas oferecidas na grade do Doutorado. As disciplinas podem sofrer alterações.

  • Esporte, cultura e sociedade
  • Estudos do político e da política
  • Métodos Qualitativos em Estudos Militares
  • Cinema e Escritas da História
  • Sistemas e Práticas de Justiça
  • Modernização conservadora no Brasil
  • Escrita de artigo científico

Mais informações sobre a estrutura curricular e outras orientações estão disponíveis no Regulamento do Doutorado.

Linhas de Pesquisa:

I. Instituições e política: As pesquisas sobre instituições e política estão na raiz da identidade do CPDOC e marcam a produção de um número expressivo de docentes vinculados ao Programa. Elas tomam como objeto de análise ações, práticas e percepções de grupos sociais e de instituições, fundamentalmente, mas também de indivíduos. Os estudos nessa linha contribuem para uma melhor compreensão dos processos de construção institucional e de tomada de decisão na estrutura do poder público; exploram o papel de lideranças políticas e sociais, bem como suas múltiplas e complexas interfaces com as instituições políticas mais amplas; discutem as políticas públicas e seus reflexos sociais na construção da cidadania, e também conferem solidez acadêmica aos estudos de biografias e trajetórias pessoais. As atividades dessa linha são articuladas aos eventos do Laboratório de Estudos Políticos, do Laboratório de Estudos sobre Instituições e do Laboratório de Estudos sobre Militares.

II. Memória e cultura: a história da memória e o lugar central que ela ocupa em processos de constituição de identidades sociais são dimensões centrais ao trabalho desenvolvido por grande número de docentes do Programa. Reúnem-se nessa linha de pesquisa os itinerários investigativos que abordam os conceitos de patrimônio, cultura (material e imaterial), tradição e representação, pensados a partir de diferentes suportes e linguagens. As temáticas vão do pensamento social brasileiro ao futebol, dos museus ao cinema e à televisão, das festas populares às comemorações cívicas, por exemplo. Vale lembrar que parte importante das pesquisas desenvolvidas nesta linha se funda na tradição do CPDOC de desenvolver metodologias para o tratamento de arquivos e a constituição de acervos de história oral, sempre aliadas à reflexão crítica sobre os processos sociais de produção e circulação das fontes históricas. As atividades dessa linha são articuladas aos eventos do Laboratório de Acervos, Memória e Informação, do Laboratório de Pensamento Social, do Laboratório de Estudos Audiovisuais, do Laboratório de Estudos do Esporte e do Laboratório de Estudos do Turismo.

III. Relações internacionais: esta linha de pesquisa compreende uma série de atividades de investigação e análise sobre as transformações da ordem internacional, das políticas externas dos Estados nacionais, bem como da atuação internacional de atores não-estatais. As atividades de pesquisa incluem não somente aquelas que se situam exclusivamente na área de Relações Internacionais, mas também estudos que lançam mão de arcabouços conceituais de outras áreas de conhecimento – como a história, a sociologia, a economia e o direito - com o objetivo de entender fenômenos de história e política internacional. Temas trabalhados nessa linha de pesquisa incluem: transformações globais e potências emergentes, processos de integração regional, políticas externas comparadas, segurança internacional, e história global. As atividades dessa linha são articuladas aos eventos do Centro de Relações Internacionais.

 

 

Corpo Docente

Professores permanentes

Américo Oscar Guichard Freire 
•  Doutor em História - UFRJ
     -    História do Rio de Janeiro
     -    História política do Brasil republicano
 
Angela Moreira Domingues da Silva 
•  Doutora em História - CPDOC/FGV
     -    Autoritarismo no Brasil
     -    História do Poder Judiciário
 
Bernardo Buarque de Hollanda 
•  Doutor em História Social da Cultura - PUC-Rio
     -    Pensamento Social Brasileiro
     -    História Social dos Esportes
 
Celso Corrêa Pinto de Castro 
•  Doutor em Antropologia Social - UFRJ
     -    Turismo e patrimônio cultural
     -    Teoria da cultura

Eduardo Jordão de Achilles Mello 
•  Doutor em Ciência Política - London School of Economics
   -  Economia Política do Desenvolvimento
   - Política Comparada

 Jairo Cesar Marconi Nicolau 
•  Doutor em Ciência Política – IUPERJ
   - Política brasileira
   - Partidos, eleições e comportamento político

 Jaqueline Porto Zulini
•  Doutora em Ciência Política – USP
   - Instituições políticas comparadas
   - História, política e instituições

 Jimmy Medeiros
• Doutor em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento – IE/UFRJ
   - Política Pública
   - Proteção Social

João Marcelo Ehlert Maia 
•  Doutor em Sociologia - IUPERJ
     -    Pensamento Social Brasileiro
     -    Sociologia da Cultura
  
Márcio Grijó Vilarouca 
•  Doutor em Ciência Política - IUPERJ
     -    Relações executivo-legislativo
     -    Instituições políticas brasileiras
 
Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos 
•  Doutor em História - Universidade de São Paulo
     -    História do Brasil Republicano
     -    Instituições da sociedade civil
 
Matias Spektor 
•  Doutor em Relações Internacionais - Universidade de Oxford
     -    Relações Internacionais
     -    Métodos de pesquisa em Ciências Sociais e História
 
Martina Spohr 
• Doutora em História Social – UFRJ
     -    História Política do Brasil Republicano
     -    Acervos e Metodologia da História
 
Oliver Stuenkel 
•  Doutor em Ciência Política - Universidade de Duisburg-Essen - Alemanha
     -    Relações Internacionais
     -    Política externa das potências emergentes

Paula Elena Vedoveli Francisco
•  Doutora em História - Universidade de Princeton
   - História Global
   - História Financeira Internacional

Sérgio Praça 
•  Doutor em Ciência Política – USP
   - Instituições Políticas Brasileiras
   - Burocracia e Política

Silvia Monnerat Barbosa
•  Doutora em Antropologia Social – Museu Nacional/UFRJ
   - Antropologia Urbana
   - Teoria antropológica

Thaís Blank 
•  Doutora em Comunicação e Cultura - UFRJ
     -    Cultura Visual
     -    Cinema e História

Vivian Fonseca
•  Doutora em História, Política e Bens Culturais - FGV/CPDOC
   - Patrimônio, memória e Ensino de História
   - História dos Esportes

Coordenação do curso: Profª Angela Moreira

Contato

Assistente

Daniela Aires
Tel.: (55 21) 3799-5545
Email: daniela.aires@fgv.br Site: http://cpdoc.fgv.br/pos/mad/selecao2020
Praia de Botafogo, 190 – 14º andar
Botafogo – Rio de Janeiro

Mais informações

552137995757 pphpbc@fgv.br